Paralelamente a esse trabalho, estão sendo retirados os quatro mostruários antigos da torre, que serão substituídos por novos, seguindo os modelos originais. Na semana passada, durante essa retirada e devido à fragilidade do material, o vidro de um mostrador foi quebrado. Mas, logo foi levado à Oficina do Mestre Geraldo Freire, em Juazeiro do Norte. O intuito é recuperá-lo para que seja doado ao Museu Histórico do Crato, valorizando o patrimônio histórico da cidade.
A Seinfra ainda informa que a expectativa é de que o relógio volte a funcionar na Praça Cristo Rei no próximo mês, em fase de teste. Uma novidade é que seu maquinário funcionará na parte inferior da torre, facilitando a devida manutenção e sendo mais um atrativo tanto à população cratense quanto aos visitantes, que poderão ver o seu funcionamento de perto.
A restauração está sendo feita pelas mãos do especialista Junú Freire, filho do Mestre Geraldo. Segundo ele, "é um trabalho artístico, técnico e difícil, pois trata-se de restaurar um objeto antigo em funcionamento, o que leva tempo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário