sexta-feira, 5 de maio de 2023

Festa nesta sexta (05) marcará os 22 anos do Grupo de Valorização Negra do Cariri



O Grupo de Valorização Negra do Cariri - Grunec, fundado em 21 de Abril de 2001, realizará festa em comemoração aos seus 22 anos no dia 05 de Maio, a partir das 16h, na sua sede localizada na Rua Coronel Secundo, 287, no Centro do Crato.

A confraternização deverá ser marcada por ato político em defesa da igualdade racial e pela luta pelos 2% do orçamento do município do Crato para a Cultura. O evento deve reunir a militância dos movimentos negros da região, representantes dos Pontos de Cultura, instituições parceiras, coletivos e voluntários. Está previsto para a comemoração o lançamento da nova identidade visual, música, bazar, comes e bebes e intervenções artísticas. Atualmente o Grunec conta com cerca de 30 integrantes e é presidido pela advogada Lívia Nascimento. 

Durante esses 22 anos, o Grupo publicou edições do 1° jornal de imprensa negro do Cariri, o "Afrocariri"; Fez o assessoramento do primeiro processo judicial sobre injúria racial da região; Organizou a 1ª Audiência Pública Federal no ano de 2007 para discutir a implementação da Lei nº 10.639/03, reunindo representantes de 42 municípios; Realizou o 1º Seminário no Crato em 2005 para discutir a Igualdade Racial; Realizou a Semana da Consciência Negra; Mapeou as comunidades negras e quilombolas do Cariri; Construiu a caminhada contra a intolerância religiosa, realizada anualmente em Juazeiro do Norte; Realizou a Marcha das Mulheres Negras do Cariri; Incidiu em questões ligadas à educação, saúde, mulheres negras, convivência com o semiárido, juventudes negras, acolhimento e integração de imigrantes, cotas, segurança pública, cultura, entre muitas outras ações. 

Ao longo desta trajetória recebeu honrarias como o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos Maria Amélia Leite; Comenda de mérito defensorial da Defensoria Pública do Ceará, entre outros

Um comentário: