Os artistas locais e de outros municípios se apresentam na unidade de 26 a 30 de outubro, com transmissão online ao vivo.
Neste ano, a viola pede licença novamente para soar mais uma vez. O XXII Festival de Violeiros do Sesc Iguatu será realizado entre os dias 26 a 30 de outubro, na unidade. O evento trará na abertura uma conversa entre o gerente Raimundo Neto, e o poeta Chico Alves, sobre a História do Festival e o novo momento diante da Covid-19, além de apresentações online.
Dezessete duplas de repentistas se apresentam durante a semana, a partir das 19h, com apresentação do poeta Jonas Bezerra, sendo a maioria, de Iguatu e região e municípios mais próximos. Os artistas se apresentam ao vivo direto da unidade Iguatu do Sesc, sem público e seguindo os protocolos de segurança: com o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, visando garantir a integridade da saúde de todos os participantes da programação e da produção. Haverá, ainda, programação gravada de artistas de lugares mais distantes, que será veiculada ao vivo.
Considerado tradicional no interior cearense, o projeto busca fortalecer uma programação voltada para a cultura popular, representada nas figuras do repentista, cantador e cordelista, de forma a possibilitar a divulgação em ambientes que possibilitem a interação e o contato do público com uma programação cultural regional.
A programação busca valorizar espaços públicos que representem e demarquem espaços da comunidade, do povo. As atividades são voltadas à poética da voz, reforçando, em mais de 20 anos de existência, a marca perene das tradições populares, interação geracional a partir da cultura e valorização dos artistas populares.
“Diante do novo cenário da pandemia, foi necessário haver um debate para que o projeto não deixasse de acontecer, em virtude da relevância do mesmo, contando com uma adaptação para garantir a realização com todas as medidas de segurança e sanitárias possíveis. Nesse contexto, no intuito de garantir uma programação com apresentações artístico-culturais de forma remota (online), foi firmada parceria com a Rádio Educativa Mais FM de Iguatu, que possibilitará a transmissão online e ao vivo pelas redes sociais (Facebook / Youtube), visando possibilitar a acessibilidade ao público em espaço adequado”, informa o supervisor de cultura do Sesc Iguatu, Yure Lavor.
Além da realização das apresentações musicais com os repentistas, prevista no projeto, ficará à disposição ainda, pela manhã e tarde, a exposição sobre o Festival de Violeiros na Unidade, com acesso controlado e com segurança.
Confira a programação:
XXII Festival de Violeiros do Sesc Iguatu
26/10 (segunda-feira) – 19h
* Abertura do Festival
* Conversa sobre a História do Festival de Violeiros entre o gerente operacional da unidade do Sesc de Iguatu, Raimundo Neto, e o poeta e repentista Chico Alves
* Apresentações das duplas: Lourival Pereira & Zé Soares
Zé Cardoso & Raimundo Mesquita
Aldeni Bessa & Aldeci Bessa
27/10 (terça-feira) – 19h
* Apresentações das duplas: Paulo Nascimento & Charles Gomes
Jonas Bezerra & Chico Alves
Tiago Lima & Zé Viana
Zé Viola & Zé da Luz
28/10 (quarta-feira) – 19h
* Apresentações das duplas: Pedro Santa Helena & Carlos Vieira
Alex Luna e Edivânio Luna
Felipe Pereira & Elânio Moreira
29/10 (quinta-feira) – 19h
* Apresentações das duplas: Antônio Hélio & Chico Chagas
Cícero Vieira & Isael Custódio
Gonzaga da Viola & Guilherme Nobre
30/10 (sexta-feira) – 19h
* Apresentações das duplas: Jairo Silva & Jeferson Silva
Chico Oliveira & Geovani Coelho
Cícero Ferreira & Antônio Campos
Cícero Justino & Raulino Silva
Programação remota (online) via Facebook e Youtube da Rádio Mais FM de Iguatu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário