terça-feira, 5 de novembro de 2019

Secretário destaca a amplitude da cultura e exalta o potencial cultural do Crato



Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, no Dia Nacional da Cultura, que transcorre nesta terça-feira (05), falou à nossa reportagem sobre a importância das práticas e atividades culturais, desde as primeiras civilizações até os dias atuais.

Dedê entende que cultura é tudo que marca o comportamento do homem, o seu modo de viver, através dos símbolos, dos saberes, das atividades do seu cotidiano, das manifestações religiosas e artísticas, da dança, da música, da culinária, entre outras formas materiais e imateriais. 

O Crato sempre se destacou pela sua produção e qualidade  literária a ponto da cidade ganhar o título de Terra da Cultura. Mas, em seguida, os grupos da cultura popular ocuparam um espaço de destaque e também romperam as fronteiras do Cariri, levando o nome do Crato e da região aos mais longínquos rincões do Brasil e até das mais modernas metrópoles do mundo, destaca Wilton Dedê.

Neste dia 05 de novembro, o secretário de Cultura do Crato,  Wilton Dedê, envia uma mensagem de esperança, de resistência e de crença que dias melhores virão, através dos projetos que estão sendo elaborados pela Secretaria de Cultura do Crato com total apoio do prefeito Zé Aílton Brasil. 

O secretário ressaltou que está sendo construído um projeto que valorizará ainda mais os terreiros dos mestres da cultura popular, onde, por exemplo, as escolas do município visitarão as casas dos mestres e conhecerão in loco como se preserva a cultura popular, as danças, os instrumentos musicais, os vestuários, os cantos e toda simbologia que nos transporta aos nossos ancestrais. 

Viva a CULTURA  !!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário