terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Poeta mineira lança cordel sobre o Poste Poesia no Crato

15902796_1373497152722151_1600864490_o

Solange Barreto – poeta e artivista
A experiência  do Coletivo Camaradas  com o  Poste Poesia iniciada na Comunidade do Gesso no Crato-CE foi transformada em cordel pela professora e poeta Solange Barreto de Minas Gerais. Atualmente mais de 30 cidades brasileiras realizam a intervenção urbana de espalhar poesia nos postes das cidades como forma de democratizar a leitura.
A poeta lança o seu cordel neste domingo, dia 08, a partir 17h30, no Terreiro dos Camaradas, na Comunidade do Gesso. Na oportunidade haverá a distribuição gratuita do cordel e a participação de poetas da região do Cariri.
A capa do cordel é um desenho do artista do Cariri, Admilson Matias.  O cordel  faz parte das ações previstas no projeto Território da Palavra desenvolvido pelo Coletivo Camaradas e contemplado pelo Prêmio “ Todos por Um Brasil de Leitores 2015”, do Ministério da Cultura.
Solange Barreto é formada em Letras pela PUC-MG, professora de Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares, atualmente atua como Gestora Cultural da ONG Trilhas da Serra em Minas e no interior de São Paulo onde desenvolve projetos de incentivo e de democratização da leitura, sendo os principais o Leitura Viva e o Catapoesia. Pesquisadora da Cultura Popular, da Cultura da Infância, poeta e brincante.
Intercâmbio no Cariri
Essa é a quarta vez que a poeta visita o Cariri, o que tem favorecido um intercâmbio com os artistas locais, como  é o caso das vivências e diálogos proporcionados com os artistas   Admilson Matias, Ricardo Alves, Thiago Gabriel, Josenir Lacerda, Marcia Passos, Marquinho Abu, Juarez Soares, Alexandre Lucas, Lulu Larcerda Hamurabi Batista e com instituições como é o caso do Geopark Araripe, Escola Dom Quintino, Escola Presidente Vargas e o Projeto Vilarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário