quarta-feira, 25 de junho de 2025
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terça-feira, 24 de junho de 2025
Requalificação do Canal do Rio Grangeiro tem início com ações sociais para famílias diretamente afetadas pela obra

O consórcio responsável pela requalificação do Canal do Rio Grangeiro iniciou, nesta segunda-feira, 23, o trabalho social e de laudos cautelares na área da ponte de Bia. Essa etapa antecede a chegada dos maquinários, prevista para o próximo dia 30.
Equipes de assistentes sociais visitaram residências para conhecer a vulnerabilidade das famílias, saber se há alguma patologia, por exemplo. Esse conhecimento é imprescindível para a definição das estratégias de interdição dos trechos durante os serviços, com foco na garantia da acessibilidade e mobilidade dos moradores, assim como na redução dos impactos da intervenção urbana.
Profissionais técnicos, como engenheiros e arquitetos, também realizaram análises detalhadas do estado de conservação dos imóveis, identificando possíveis danos, fissuras ou outros problemas estruturais, com o objetivo de garantir que a obra seja executada de forma segura para todos.
A obra
A obra deve iniciar com duas frentes de serviços simultâneas. Uma na ponta de Bia, vertedouro do canal, e outra nas proximidades do Mercado Walter Peixoto, na jusante.
A ideia é construir na ponte de Bia uma bacia de amortecimento, espécie de barragem para "acalmar" as águas que vêm da serra, controlando sua velocidade e vazão antes da entrada no canal.
Na área do mercado, vai começar a requalificação do corpo do canal. A previsão é de que todo ele seja concluído até o fim deste ano, assegurando tranquilidade à população no próximo período invernoso.
O projeto
O projeto prevê a reforma do canal central e a construção de duas galerias paralelas, com 5 metros de largura por 2 metros de profundidade, além de serviços de drenagem e urbanização em todas as etapas da obra. Ainda está previsto o aumento da vazão, de 60m³ para 140 m³, por minuto. Também será prolongada a Avenida José Alves de Figueiredo, do mercado Walter Peixoto à Avenida Thomaz Osterne, incluindo o asfaltamento da via, que se tornará um dos principais acessos ao Crato. Os investimentos ultrapassam R$ 100 milhões, recursos do Governo do Estado e do Governo Federal.
Texto: Aline Menezes
PROCON Municipal do Crato, pioneiro no Cariri, já está em funcionamento
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON Municipal - já está funcionando no Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC. Foi lançado nesta segunda-feira, 23, pela Prefeitura do Crato, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município - COGM, ainda em alusão aos 261 anos da cidade.
O Vice-prefeito, Leitão Moura, a Coordenadora de Defesa do Consumidor, Danielly Feitoza, o representante do Ministério Público do Estado do Ceará, Thiago Marques, Promotor de Justiça, e o Presidente da CDL Crato, Laécio Teles, estiveram presentes.
O PROCON Municipal é implantado, com pioneirismo na região do Cariri, para atender aos munícipes que se sentirem lesados diante da aquisição de um produto ou da prestação de um serviço. Tem também o objetivo de mediar conflitos entre consumidores e empresas, minimizando a judicialização dos casos. Assim como fiscalizar, outra função importante é orientar e educar a população sobre os seus direitos no âmbito do consumo.
"A missão do PROCON vai além da fiscalização e da resolução de conflitos, sendo um espaço de escuta, orientação e equilíbrio nas relações de consumo e enfrentamento firme às práticas abusivas", destacou a Secretária da COGM. Águeda Duarte.
A atuação do órgão abrange demandas individuais, como de propaganda enganosa, cobrança indevida, eletrodoméstico com defeito e dificuldade de reembolso.
"Continuaremos atendendo às demandas coletivas", afirmou Thiago Marques. Para ele, a defesa do consumidor está diretamente ligada ao fortalecimento da economia local.
"Todo dia, consumimos produtos ou serviços. Com o PROCON Municipal, é fortalecido quem trabalha direito, de forma correta, no comércio. O Ministério Público do Estado do Ceará fica extremamente satisfeito", pontuou o Promotor de Justiça.
Para o Vice-prefeito, Leitão Moura, "esse trabalho feito em parceria só tende a engrandecer o município e proporcionar uma vida mais tranquila aos cidadãos, no sentido de consumo de produtos/serviços de qualidade e da certeza de que, sentindo-se lesados, saberão a quem recorrer."
O PROCON Municipal atende no CAC, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.
segunda-feira, 23 de junho de 2025
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Permissionários recebem chaves dos novos quiosques da Praça Pítias Peixoto
Em mais uma ação voltada à valorização do comércio local e à revitalização dos espaços públicos, o prefeito do Crato, André Barreto, realizou nesta quarta-feira (18) a entrega oficial das chaves dos quiosques da Praça Pitias Peixoto, localizada no centro da cidade.
A solenidade aconteceu no gabinete da Prefeitura e contou com a presença do Chefe de Gabinete, Lima Júnior, além de secretários municipais. Após a entrega simbólica, os permissionários seguiram em visita aos quiosques. A expectativa é de uma boa comercialização de comidas e bebidas sem álcool.
"Agora, nesse novo ambiente, minhas vendas de caldo e comida vão melhorar. Antes da requalificação da praça, eu vendia pouco", disse Wedson da Silva.
No total, serão seis permissionários. Georgiane Teles estava animada. O trabalho no quiosque ainda nem começou, mas ela já projetou a ampliação do negócio.
"Além de salgados, em breve, vou expandir com hambúrguer e pizzas. Quero ganhar dinheiro", pontuou a permissionária, confiante e sorridente.
A entrega dos quiosques integra as ações da gestão municipal voltadas à requalificação de praças e incentivo ao empreendedorismo, promovendo geração de renda e maior dinamização do comércio popular no centro do Crato.
Texto: Aline Menezes