terça-feira, 2 de março de 2021

Governadores questionam Bolsonaro: “onde foram parar os outros R$ 642 bilhões?”

Camilo Santana em reunião com governadores. Foto: Divulgação

No domingo, 28 de fevereiro, Bolsonaro foi às redes sociais "prestar contas". Mostrou o valor dos repasses federais a cada estado, incluindo despesas com o auxílio emergencial


Governadores de 16 estados, incluindo Camilo Santana, questionam o presidente Jair Bolsonaro sobre os valores dos repasses federais.

No domingo, 28 de fevereiro, Bolsonaro foi às redes sociais “prestar contas”. Mostrou o valor dos repasses federais a cada estado, incluindo despesas com o auxílio emergencial.

Em carta divulgada, os governadores também criticaram o presidente. “Em meio a uma pandemia de proporção talvez inédita na história, agravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”, destaca um trecho do documento.

“Adotando o padrão de comportamento do presidente da República, caberia aos Estados esclarecer à população que o total dos impostos federais pagos pelos cidadãos e pelas empresas de todos Estados, em 2020, somou R$ 1,479 trilhão. Se os valores totais, conforme postado hoje, somam R$ 837,4 bilhões, pergunta-se: onde foram parar os outros R$ 642 bilhões que cidadãos de cada cidade e cada Estado brasileiro pagaram à União em 2020?”, questiona a nota, conforme publicado pelo Antagonista.

Ao todo, assinam o documento governadores de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

PREFEITURA DO CRATO REALIZA LIMPEZA NO CANAL DA RUA DH



A Prefeitura Municipal do Crato, por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos, tem atuado na limpeza e desobstrução dos canais de águas pluviais do município, além de atuar na vistoria de imóveis comprometidos pelas fortes chuvas, de modo a garantir a segurança da população. As ações preventivas e emergenciais chegaram à Rua DH, no bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras), nesta segunda-feira, 01, um trabalho em conjunto entre as Secretarias e a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) para retirar o esgoto e os resíduos que obstruem a galeria fechada que passa pela rua.

Na localidade segue curso um canal, conhecido pela população como Riacho do Bode, que corta o bairro Gisélia Pinheiro e passa submerso sob a rua DH, em uma galeria fechada de águas pluviais, construída há mais de vinte anos. Durante a chuva, o lixo e entulhos depositados, de maneira irregular, nas margens do riacho provocam o entupimento da galeria prejudicando o escoamento das águas que, consequentemente, invadem as residências.

Desde janeiro, a pasta de Serviços Públicos tem atuado na limpeza preventiva e retirada da vegetação no início da rua DH, onde começa a galeria. Mas para a limpeza dentro do canal, se faz necessário a abertura de novas janelas de acesso, uma obra mais complexa que já vem sido estudada pela Gestão Municipal.

Para solucionar a situação, a Seinfra tem feito estudo técnico para viabilizar a reconstrução e adequação desta obra. De acordo com o Secretário, Italo Samuel Dantas, está em processo de licitação a contratação de uma empresa responsável pela manutenção viária, serviço necessário na Rua DH. "Hoje estamos trabalhando de maneira emergencial de forma a garantir que os moradores não fiquem prejudicados por causa da água da chuva. A gente está fazendo o possível para que a empresa a ser contratada, tenha menos dificuldade e mais agilidade para fazer o serviço", destaca o Secretário.

Assistência às famílias

Após vistoria da Defesa Civil, a equipe de Assistentes Sociais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Solon Pinheiro, prestou atendimento para as famílias afetadas com a enchente. "Visitamos as vinte famílias afetadas com a enchente. E orientamos as famílias mais afetadas, onde há pessoas de grupo de risco, idosos e cadeirante a se cadastrarem no aluguel social. Apenas uma família quis o benefício", explica a Diretora do CRAS, Maria Lucia Saraiva (Lora).

segunda-feira, 1 de março de 2021

Em jogo com transmissão da Rádio Educadora, Crato enfrenta o Atlético na tarde desta segunda (1º) pelo Cearense Série A


Ocupando a última colocação na tabela do Campeonato Cearense Série A, com apenas dois pontos, o Crato Esporte Clube volta a campo nesta segunda-feira (1º), para enfrentar o Atlético, quinto colocado, com 5 pontos, em jogo válido pela 5ª rodada. O Azulão corre contra o tempo para não ser rebaixado novamente. A partida acontece às 15h30 no estádio Domingão, em Horizonte.

A Rádio Educadora do Cariri fará a transmissão desta partida com toda a equipe esportiva Heron Aquino, e você ainda fica por dentro dos demais jogos da rodada sintonizando 102.1 FM ou através da internet pelo link: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-educadora-do-cariri-1021-fm/18894

Prefeito Zé Ailton Brasil não pretende candidatar-se a deputado nas próximas eleições.



Foto: Fábio Lemos

Em conversa com a nossa reportagem o prefeito Zé Ailton Brasil PT, disse não está nos seus planos candidatar-se nas próximas eleições que vão escolher os Deputados Federais e Estaduais em 2022. 

Focado em terminar a sua gestão de 08(Oito) anos, frente a prefeitura municipal do Crato, Zé Ailton PT, não falou sobre o futuro após o termino de sua gestão, mas na vida política, todos nós sabemos do seu dinamismo e as reviravoltas que dá. Porém ele enfatizou que seu objetivo é fechar a sua gestão com várias obras concluídas e o município no trilho certo. Não está no seu planejamento político nenhuma candidatura, mas como sabemos que ele é um homem de grupo e participa de um grupo político forte e liderado pelo ex-ministro Ciro Gomes PDT e o Senador Cid Gomes PDT, além da composição do Governador Camilo Santana PT, sabe que que este planejamento político pode mudar. Depende da circunstância e do próprio planejamento do grupo político em que compõem.

Aliás, diga-se de passagem, que o município tem andado sim, neste trilho certo, o que dá destaque à gestão do prefeito Zé Ailton Brasil PT e o coloca facilmente em qualquer lista de possíveis candidaturas, pois vale ainda, salientar, que a sua gestão trouxe novamente o município do Crato a configurar como um dos mais importantes polos de discussões com a mediação e participação efetiva no debate de vários assuntos estaduais e regionais. 

Zé Ailton PT, mantém os pés no chão, defende a união de todos em prol do melhor para o município e foca suas forças neste momento ao combate a Covid-19, mas sem perder o ritmo das várias obras em andamentos que são importantes para o desenvolvimento do município.

Blog do Fábio Lemos 

CIOEM DO CRATO JÁ ATENDEU QUASE 12 MIL CHAMADOS


Com 2 anos e 5 meses de funcionamento, o Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais (CIOEM), órgão criado pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Segurança Pública do Crato, já atendeu quase 12 mil ocorrências, entre elas, de trânsito, roubos, furtos, danos ao patrimônio público, e chamados de ambulância. Por meio do número 153, o CIOEM oferece os serviços do DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil.

O Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, ressalta que são registradas várias ocorrências de operações policiais conjuntas, onde reúne Demutran, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, e Vigilância Sanitária, principalmente agora, devido à pandemia do coronavírus. "Durante esses mais de 2 anos, o CIOEM tem atendido a comunidade diuturnamente, procurando prestar o melhor serviço possível. E por conta da COVID-19, temos esse trabalho com outros órgãos", enfatizou.

A sede do CIOEM fica localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, e o serviço está disponível nos sete dias da semana, durante 24 horas.

Com lojas sem contato e vendedores digitais, comércio cearense se reinventa na pandemia

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Legenda: Acesso aos lockers da pick up store Guará é feito apenas com QR Code
Foto: Thiago Gadelha

Soluções tecnológicas que possibilitam o autoatendimento e a divulgação através das mídias digitais têm sido os carros-chefes de lojistas do Estado para superar crise. E-commerce tem forte crescimento


Com praticamente um ano inteiro de pandemia, o comércio do Ceará lutou contra os impactos, mas ainda sofreu um tombo nas vendas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor acumulou em 2020 uma queda de 5% em relação ao ano anterior, percentual pior que a média nacional (-1,5%). 

Em tempos de crise, a criatividade nata do varejista cearense foi posta à prova para manter o nível de vendas ou pelo menos minimizar as perdas. Nestes tempos, a tecnologia tem sido fundamental aliada dos lojistas.

Vídeo: Especialista Christian Avesque fala das tendências no varejo. Assista abaixo

O projeto da rede de supermercados Guará de dar autonomia ao consumidor para retirar as compras feitas no aplicativo sem precisar da ajuda dos funcionários coincidiu com a necessidade do distanciamento social exigido pela pandemia. Segundo a analista de marketing da marca, Erica Catunda, a ideia já estava em andamento e foi acelerada.

Ela detalha que os consumidores fazem as compras através do aplicativo e escolhem a retirada na chamada pick up store, espaço equipado com cabines, secas e refrigeradas, no qual o consumidor consegue entrar apresentando o QR Code que lhe é enviado. Por enquanto, apenas a unidade do bairro Aldeota conta com essa opção.

“É uma forma bem bacana do cliente ganhar tempo. Ele está voltando do trabalho e passa na loja apenas para pegar as compras, sem precisar falar com ninguém”, afirma Catunda.

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Legenda: Clientes retiram compras feitas pelo aplicativo sem contato com funcionários
Foto: Thiago Gadelha

A analista revela que a receptividade dos consumidores tem sido boa, apesar de muita gente ainda desconhecer a opção. “Quando a pessoa experimenta, ela sempre retorna. No começo, muita gente pensava que as compras pelo aplicativo eram só para receber em casa e, por isso, a pessoa não buscava essa opção. Mas agora praticamente todo mundo voltou a trabalhar presencialmente e não tem quem receba em casa. Estamos tendo boa aceitação e investindo em mídia para explicar essa facilidade”, acrescenta. 

As compras feitas no app do Guará são sujeitas a uma taxa de R$ 5,00, que é referente ao custo do funcionário para separar os itens escolhidos, seja para entrega em casa, retirada comum na frente de loja ou na pick up store. Conforme a analista de marketing da empresa, todos os profissionais que realizam essa separação das compras são funcionários do próprio Guará. Apenas na loja da Aldeota, já foram contratadas 15 pessoas para a função.

Sobre a expansão da possibilidade para outras lojas da rede, Catunda revela que a marca ainda está analisando e verificando o retorno da unidade já disponível. Isso porque os equipamentos necessários requerem valores expressivos de investimento. “A gente está estudando. Os equipamentos são de valor bem elevado e precisamos do espaço também", argumenta.

Supermercado Guará
Legenda: Lockers da pick up store Guará para retirada de produtos
Foto: Thiago Gadelha

Consolidada no setor farmacêutico, a Pague Menos também investiu em retirada sem contato. Até o momento, duas lojas da rede, sendo uma em Fortaleza, conta com equipamentos chamados de lockers, onde ficam guardados os produtos e o consumidor pode acessar apenas digitando o número do pedido.

Atendimento centralizado

A empresa também vem investindo em outras mudanças. Uma das principais implementada durante a pandemia foi a centralização do delivery, processo que tem evitado a perda de vendas e otimizado a entrega para até duas horas, conforme o diretor de transformação do grupo, Gilberto Caray. 

“Nós já tínhamos operação delivery, mas isso era descentralizado, as lojas atendiam na região onde estão localizadas. Como as próprias lojas faziam o atendimento, a gente acabava perdendo muitas vendas, porque o mesmo atendente precisava dar conta do balcão e do telefone. Às vezes os clientes não conseguiam nem ter a ligação atendida”, explica.

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Legenda: Criação da central de atendimento unificada para delivery da Pague Menos evitou perda de vendas
Foto: Thiago Gadelha

Identificando esse problema, a Pague Menos criou um call center exclusivo para atender o delivery em todo o País. A operação conta com 80 operadores, sendo 64 funcionários próprios da empresa e o restante de terceirizados. Segundo Gilberto, a expectativa é que o número de atendentes chegue a 150 nos próximos meses com o desenvolvimento do canal.

“Com o lockdown, o delivery ajudou as vendas e os clientes, já que tinha a questão de locomoção restrita. Lá no começo, não conseguíamos atender todo mundo e aceleramos com a central, ajudou muito a dar vazão ao atendimento durante a pandemia”, ressalta o diretor.

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Legenda: Cerca de 80 operadores compõe a central, número que pode passar para 150 nos próximos meses.
Foto: Thiago Gadelha

Outra ferramenta que foi expandida durante a pandemia para evitar a perda de vendas é a chamada prateleira infinita, na qual o atendente verifica a disponibilidade de um produto faltante na loja no estoque de outras unidades da rede e faz a entrega na casa do cliente. “Para o cliente não ficar se locomovendo para outras lojas e acabarmos perdendo a venda, ele vai pra casa e em pouco tempo já recebe o item”, acrescenta. 

'Boom' nos canais digitais

Com vendas pelo site e WhatsApp já há alguns anos, a Ibyte viu os canais de venda eletrônicos crescerem até 350% entre abril e maio de 2020. Por conta do lockdown e o consequente fechamento temporário das lojas em oito estados, o e-commerce passou a ser praticamente a única forma de saída da empresa, o que exigiu a antecipação de investimentos em capacidade logística e de entrega, segundo relata o diretor de marketing do grupo, Nelson Gurgel. 

“O e-commerce era nossa única loja aberta. Nossas entregas já são feitas no mesmo dia ou no dia seguinte à compra. Tivemos de aumentar frota, entregadores, terceirizados. Em dezembro, mesmo no meio da pandemia, também trocamos a plataforma do e-commerce por uma robusta e sofisticada”, revela.

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Legenda: Durante pandemia, Ibyte lançou app para agendamento de serviço técnico.
Foto: Thiago Gadelha

Com o crescimento do home office, a Ibyte também lançou um aplicativo para que os consumidores agendassem a visita de técnicos para realização de reparos em equipamentos. Com a reabertura das lojas, o serviço também está disponível nas próprias unidades.

Vendas por chat

“Um serviço que surgiu durante a pandemia é o de consultores digitais. Com as lojas fechadas, a maioria dos vendedores passou a atender os clientes através do chat, o que aumentou muito a capacidade de vendas por esse canal. Então, tivemos a ideia de colocar consultores nos bairros e cidades onde não temos lojas física”, explica Gurgel. 

No Ceará, já contam com os consultores os municípios de Quixadá, Iguatu, Crato, alguns bairros de Fortaleza, além de Belém (PA), Paranaíba (PI), Campo Grande (MS), entre outros. 

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Legenda: Home office alancou busca por serviços técnicos
Foto: Thiago Gadelha

A reabertura das lojas físicas fez com que as vendas da empresa no site estabilizassem. Ainda assim, o diretor estima um crescimento de 40% em janeiro e fevereiro deste ano ante o mesmo período do ano passado. Ao todo, o e-commerce corresponde ao faturamento de uma loja física da rede. 

As mudanças também exigiram um aumento de 30% no quadro de funcionários da Ibyte, que já conta com 1,2 mil colaboradores. “O e-commerce não consegue cobrir todas as nossas perdas, mas ajudou a minimizar o impacto. Tivemos aumento de gastos, que encaramos mais como investimento. Ainda temos muito a percorrer, mas avançamos 3 ou 4 anos em alguns meses por conta da pandemia”, conclui Gurgel. 

Da força no comércio físico à entrada no digital

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Legenda: Consumidores já podem realizar suas compras sem o auxílio de vendedores
Foto: Thiago Gadelha

Em meio à crise, varejistas também debutaram no ambiente de vendas digital durante a pandemia. Foi o caso da BanBan Calçados, rede consolidada no meio físico, que ainda não estava no e-commerce.

O diretor comercial da empresa, Renato Costa Guedes, lembra que a plataforma foi inaugurada em maio e tem acelerado as vendas. O canal corresponde hoje a cerca de 5% do faturamento geral, o equivalente a uma loja física.

“Ainda é insignificante, mas para quem não faturava nada (no digital) é um bom começo. Nós já estávamos ensaiando esse projeto havia cerca de dois anos e, durante a pandemia, os próprios funcionários aceleraram para conseguirmos lançar”, revela.

Centro de distribuição para atender à demanda

Ainda no âmbito do e-commerce, a empresa está montando um centro de distribuição de 30 mil metros quadrados que promete ser um dos maiores do segmento para atender consumidores do Norte e Nordeste. Guedes ainda acredita que, com o desenvolvimento da plataforma e a mudança de comportamento do consumidor, a rede começará a enxugar algumas lojas físicas nos próximos dois anos, ao mesmo tempo que irá abrir outras nos demais estados brasileiros de forma estratégica.

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Legenda: Desde 2019, BanBan Calçados investe em lojas de autoatendimento.
Foto: Thiago Gadelha

Loja de autoatendimento

Desde 2019, a BanBan vem apostando em um modelo de loja física de autoatendimento. A ideia é que o próprio consumidor escolha o produto que quer, sem precisar da ajuda de um vendedor, por exemplo. Cinco lojas, sendo três em Fortaleza, uma em Caucaia e outra em Sobral, já contam com essa possibilidade. O objetivo, segundo Guedes, é que todas as unidades da rede passem a contar com o autoatendimento ainda este ano. 

“Também temos um projeto de implantar o self-checkout na loja de Sobral, que é a maior da rede. Como todos os produtos precisam receber o sistema magnético para controle do item e prevenção de perdas, isso ainda deve demorar mais um ano”, estima o diretor.

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Legenda: Além de escolher e separar o calçado sozinho, BanBan também tem projeto de self-checkout.
Foto: Thiago Gadelha

Pandemia acelera evolução tecnológica

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, reforça que as vendas online cresceram com força durante a pandemia na Capital. Um grande aliado a isso tem sido o contato que os vendedores têm realizado com os clientes através do WhatsApp, em geral, a partir de um cadastro. “Você vê a última vez que a pessoa comprou, manda fotos de novos produtos. O telemarketing também tem estado bem ativo, seja pelos próprios vendedores ou por serviços automáticos”, aponta. 

Escrito por 

Negócios DN

Março começa com 785 vagas de emprego abertas em todo o Ceará


Foto: José Leomar

Fortaleza concentra o maior número de postos de trabalho: são 266

O Sine/IDT está ofertando 785 vagas de emprego em todo o Ceará nesta segunda-feira (1º). As oportunidades são para os mais diversos cargos, e 72 delas são exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs). 

Fortaleza concentra o maior número de postos de trabalho: são 266. Os cargos em destaque são costureira em geral (25), costureira de máquinas industriais (24), auxiliar de linha de produção (20), vendedor pracista (17) e técnico de enfermagem (15). 

A Capital tem ainda 44 vagas exclusivas para PCDs, sendo 20 para operador de telemarketing ativo e receptivo. 

Região Metropolitana   

Em Maracanaú, as empresas dispõem de 51 oportunidades de emprego. As funções com maior demanda são de costureira de máquinas industriais (10) e consultor de vendas (06). Entre as vagas abertas, também há oportunidades para cargos de ajudante de carga e descarga de mercadoria (03), assistente de vendas (03), tapeceiro de móveis (03) e vendedor pracista (03). 

Na região do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, há 62 vagas de emprego disponíveis.  Há vagas para técnico mecânico (05), coordenador de serviços de manutenção (04), soldador (04), técnico em segurança do trabalho (04), entre outras. 

Interior   

No Interior, Sobral oferece 99 vagas de emprego. O destaque é para o cargo de vendedor pracista, com 36 vagas. 

Para PCDs, há 19 oportunidades para as seguintes ocupações: auxiliar de linha de produção (15), repositor de mercadorias (2), operador de vendas (1), atendente de lojas (1).  

Os interessados podem conferir a lista completa de oportunidades e se candidatar no site e aplicativo do Sine/IDT. O atendimento presencial nas unidades da instituição também está disponível, mas é necessário agendamento prévio. FFonte Diário do Nordeste