terça-feira, 3 de setembro de 2024

Crato fica em 9ª colocação, no Brasil, no pilar Meio Ambiente do ranking de competitividade dos municípios

Divulgado o Ranking de Competitividade dos Municípios, uma ferramenta que visa o apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com f co na melhoria da gestão das cidades. Em sua quinta edição, o ranking destacou o município do Crato em 9ª posição no pilar de gestão de Meio Ambiente, dentre os 404 municípios brasileiros avaliados, representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes (IBGE, 2021). O Crato está como 1° do Estado e 3° do Nordeste, no pilar de Meio Ambiente. O anúncio ocorreu na última semana.

Conforme descreve a instituição organizadora, o Ranking fomenta boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável entre os municípios. Em conjunto, os 404 municípios em análise correspondem a 59,34% da população brasileira (120,5 milhões de habitantes).

A avaliação é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

A pauta ambiental do município do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também foi destaque através da conquista do Selo TCE Ceará Sustentável edição 2023,  uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) que visa estimular as boas práticas ambientais na administração pública, devido aos investimentos na responsabilidade socioambiental e adesão à Política de Sustentabilidade do TCE/CE.

A honraria foi dada pela atuação do projeto "Coleta Seletiva na Expocrato", vinculando à ação ao do Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como evidências e resultados que comprovaram o comprometimento da secretaria com a gestão dos resíduos sólidos e com a categoria dos catadores.

E a cidade também melhorou seu Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), junto ao Governo do Ceará, conquistando pela décima segunda vez o Selo de Município Verde. O Crato saiu da classificação C para a B, o segundo melhor ISA do Ceará, demonstrando um crescimento na responsabilidade com as políticas ambientais e o fortalecimento do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

O NEA está vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e tem por objetivo implementar e acompanhar projetos e programas de Educação Ambiental no município do Crato, contribuindo com a preservação e conservação do meio ambiente.

Na avaliação do secretário George Borges, "os resultados são consequências do trabalho sério e comprometido de toda equipe, parceiros e da gestão municipal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário