terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Unimed Cariri inova no tratamento humanizado com crianças na Pediatria 24h


A utilização de desenhos temáticos tem sido a sensação de crianças que unem o tratamento necessário ao lúdico
A utilização de desenhos temáticos com figurinhas infantis no esparadrapo do escalpe venoso das crianças é hoje um sucesso adotado pela equipe do Pronto Atendimento Pediátrico 24h - Unimed Cariri. Aplicar as figurinhas de personagens conhecidos desenhadas no esparadrapo poroso faz toda a diferença em um momento que poderia ser traumático e que passa ser atravessado pelo encantamento do universo infantil. 
O material é projetado e repassado para a fita porosa pela própria equipe de enfermagem do Atendimento Pediátrico, que faz desenhos de personagens como Galinha Pintadinha, Bob Esponja, Princesas, Capitão América, Superman, entre tantos outros. O trabalho tem sido bem recebido tanto pelas crianças como também pelos pais e acompanhantes. O serviço pioneiro está sendo realizado através da Unimed Cariri, com mais humanização nos serviços, dentro da missão de cuidar das pessoas.
A experiência vem sendo utilizada desde o mês de setembro, quando os desenhos começaram a ser confeccionados nos esparadrapos pela técnica de enfermagem Germana Macêdo. Hoje,  a equipe já considera um grande sucesso e conta que há crianças que retornam ao atendimento ainda com a figurinha do dia anterior, e elas, claro, têm todo o direito de escolher o personagem de sua preferência.
A coordenadora da Enfermagem, Daniela Mota, comemora o sucesso do trabalho com as crianças, as famílias e os acompanhantes e relata que é uma forma de desviar o foco da criança, aliviando mais o trauma da pulsão envolvendo o aspecto lúdico.
A avó de Calebe Rodrigues, de apenas dois aninhos e meio, Dona Rivalia Rodrigues, afirma que a experiência com os desenhos temáticos foi muito boa. " Fez com que ele ficasse mais calmo e entretido e esquecesse a dorzinha da injeção", diz.
A mãe de Maria Luiza, de apenas 3 anos, Patrícia Gomes da Silva, achou a experiência bem interessante e que funcionou mesmo com a sua filha. "Quando ela viu, deu um leve sorriso, mesmo bem doente. Trouxe mais alívio", conclui.
Todo esse trabalho faz parte de uma experiência lúdica, com a finalidade de fortalecer o cuidado humanizado, trazendo ao pequeno paciente o maior acolhimento. Para as idealizadoras do trabalho, o propósito do cuidar, além da interação com o paciente, tem sido grande ganho para possibilitar às crianças um tratamento sem tantos traumas, fazendo com que haja uma interação maior no cuidado do paciente com o profissional de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário