Por Tarso Araújo, editor do blog Leia Sempre
A política hoje no Brasil ganha um novo ingrediente: os políticos que ameaçam com agressões e processos quem os critica.
O negócio estão tão perto de se perder o controle que recentemente um deputado federal ameaçou mulheres parlamentares em plena sessão da CCJ na Câmara dos Deputados.
Há vários casos no Cariri de políticos que adoram apontar o dedo, mas críticas ao seu trabalho ou qualquer denúncia reagem com virulência e truculência.
É preciso que a sociedade possa reagir a esse tipo de conduta, uma forma delas é simplesmente abrir a boca, contar a história para que, no mínimo, não se repita.
Na cidade do Crato, um vereador metido a valentão anda agora ameaçando pessoas que contrariam seu discurso.
O vereador Gabriel Figueiredo, bolsonarista de boa monta, ameaçou e agrediu um jovem blogueiro de Crato quer cometeu a “ousadia” de colocar mensagens nos grupos de whatsapp que participa (e do qual o vereador tem acesso) de que ele teria sido (o vereador) citado naquelas denúncias feitas por mulheres no Cariri com relação a possíveis casos de abusos psicológicos, físicos, verbais e relações sexuais sem consentimento.
A denúncia coletiva de mulheres ficou conhecida como #ExposedCariri e ganhou milhares de acesso e fama nacional na rede social twitter.
Há vários relatos nas redes socais que ligam a figura de Gabriel Figueiredo a alguns desses acontecimentos que ninguém quer ver uma filha sua envolvida.
O vereador se queixa que nada fez mas em redes sociais o nome dele chegou a ser citado como um dos envolvidos em casos semelhantes contra mulheres.
Lógico que ninguém gosta de ser acusado, mas como vereador, com mandato popular e pessoa pública não lhe dá o direito de ameaçar e agredir pessoas.
Ele agrediu um jovem blogueiro no Crato com quem conversei. Esse rapaz ficou assustado, com medo e pediu até desculpas com medo de mais agressões.
Na conversa ele foi claro que não queria mais se expor e expor sua família.
Um caso grave que deveria ser debatido no legislativo cratense.
Em prints que tivemos acessos nas redes socais o vereador tem o costume de sempre que é contrariado agredir com palavras e ameaças de processo.
É uma figura bem diferente daqueae que ele quer transparecer de ser um político honesto, democrático e moderno.
Sabe muito bem apontar dedos para seus adversários, se vangloriar que é honesto, mas precisa ter decoro para ter um cargo público.
Agredir e ameaçar pessoas vistas pelo tal político como menores na sociedade (ou por serem pessoas mais simples e humildes) é algo deplorável e que não podemos admitir.
As denúncias feitas no expediente do #ExposedCariri precisam também ser investigadas e o vereador deveria ter se pronunciado sobre esse caso antes e quando assumiu o mandato para deixar qualquer caminho fechado ou negando tudo e processando quem o citou.
Se isso não foi feito, significa que as denúncias ainda estão vivas e precisam ser sim debatidas.
O caso da agressão contra o jovem blogueiro deveria ser levado a uma comissão de ética, se os vereadores tiverem coragem, é claro. Um vereador por que se acha poderoso, filhinho de família tradicional não pode chegar nas casas dos eleitores cratenses e cidadãos, meter pé na porta e dar uma de justiceiro.
Uma vergonha o que o vereador Gabriel Figueiredo fez com o jovem rapaz.
De antemão, informamos não ter medo do dito vereador que ameaça blogueiros e que os blogueiros tenham cuidado para não serem mais ameaçados.
Quanto ao nome do blogueiro e provas que tenho disso? O blogueiro não precisa se dizer o nome, pois o vereador sabe quem agrediu. E provas das ameaças é o que não faltam.
Está na hora da turma que ama e defende a liberdade de expressão e imprensa não ficar calada.
Ficar calado é ajudar na impunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário