terça-feira, 11 de maio de 2021

*Professora cria blog sobre autoras nordestinas*

Dar visibilidade a produção literária de mulheres nordestinas é o objetivo do blog Nordestinados a Ler, idealizado pela professora Luciana Bessa. O blog é um projeto de cultura cadastrado, na Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O projeto tem o objetivo de incentivar e compartilhar informações sobre a Literatura produzida na região Nordeste com ênfase na autoria feminina.

Mensalmente será discutida uma obra literária, sempre no último sábado de cada mês, às 15:00h, pela plataforma Google Meet. Dentre as obras e autoras estão: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (29/05), Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende (26/06), Anarquistas, Graças a Deus, de Zélia Gattai (24/07), Muito além do corpo, de Luzilá G. Ferreira, (28/08), A Casa, de Natércia Campos (25/09), Mulher no Espelho, de Helena Parente Cunha (30/10), Obras de Rachel de Queiroz (27/11) e Os venenos de Lucrécia, de Lucrécia (18/12).

De acordo com Luciana Bessa, “o cânone literário foi/é eminente protagonizado por homens brancos e de famílias abastadas”. Ela destaca ainda que “as mulheres ocuparam um papel secundário ao longo da história” e frisa que “a atuação feminina esteve restrita ao ambiente doméstico. Esse silenciamento excluiu as mulheres das agremiações literárias e a Literatura Nordestina nasceu e se consolidou sob a dominação masculina”. 

O projeto também recebe textos para publicação sobre mulheres, nascidas no Ceará ou na Bahia, que se destacaram na Política, Economia, Educação, no Esporte, nas Artes. Os textos podem ser enviados para o e-mail:  nordestinadosaler@gmail.com,  até o dia 17 de maio.     
O blog pode ser acessado pelo endereço www.nordestinadosaler.com.br. O   perfil no Instagram é @nor.estinados.

Um comentário: