O Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), encontra na Pedra do Joelho um espaço simbólico para a 4ª edição do projeto “Caminhos Culturais”. Com o tema “Corpos Sonoros”, o evento visa integrar música, dança, performance e artes visuais em um ambiente de profunda conexão cultural e ambiental.
A edição de setembro está marcada para a próxima sexta-feira, 13, a partir das 17h. O evento é gratuito e busca promover a inter-relação artística em múltiplas linguagens, fortalecendo o vínculo da Comunidade do Horto com o Complexo Ambiental Caminhos do Horto.
A fim de envolver a comunidade e visitantes, a atividade terá como apresentações musicais a banda Os Bardos, como o show ‘RECRIATURA’, em que mistura gêneros musicais como rock, reggae, forró e rap em composições únicas, nascidas de um processo criativo intuitivo e experimental.
Também se apresentará o multiartista Vinícius Pinho, com o show ‘Eu, Tu e as Coisas’, no qual convida o público a explorar a conexão visceral entre música, corpo e território, reunindo variadas facetas de suas composições.
Além disso, a programação irá dispor da performance “Desenho Vivo com Modelo Propositivo”, do bailarino e coreógrafo Felipe Araújo, bem como a “Apresentação Sonoridade e Movimento”, com o Povo Kariri (CE) e Wassu Cocal (AL), em uma celebração das tradições e resistências indígenas, através da música e do corpo. Ainda haverá a presença de feira da economia solidária com as “Mulheres do Campos”.
A Pedra do Joelho fica localizada na Comunidade do Horto, Rua José Arnaldo Bezerra Filho, S/N, Juazeiro do Norte.
Sobre o Caminhos Culturais
O projeto Caminhos Culturais é uma iniciativa que acontece mensalmente com o intuito de promover a valorização da cultura do Cariri cearense, fortalecer a identidade cultural da comunidade do Horto e incentivar práticas sustentáveis por meio de uma série de atividades que contemplam música, educação ambiental, teatro, artes visuais, dança, cultura popular da tradição, além de oficinas, feira gastronômica e artesanal, e roteiros guiados por pontos históricos e culturais da região.
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto pretende que o equipamento público seja palco de ações que proporcionam um ambiente de aprendizagem, lazer e integração social, de forma que contribua para o desenvolvimento cultural e ambiental do Cariri. Além disso, busca estimular o turismo cultural na região de Juazeiro do Norte, município onde o Equipamento é situado.
Este Projeto é uma iniciativa do Instituto Dragão do Mar (IDM), com idealização e realização do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA).
Complexo Ambiental Caminhos do Horto
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do "Padim". As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.
SERVIÇO
4ª edição do projeto Caminhos Culturais com o tema Corpos Sonoros na Pedra do Joelho
Data: 13 de setembro (sexta-feira)
Horário: 17h às 21h
Local: Pedra do Joelho, Comunidade do Horto, Rua José Arnaldo Bezerra Filho, S/N, Juazeiro do Norte.
gratuito e aberto ao público em geral.
Programação
17h - Performance “Desenho Vivo com Modelo Propositivo”, com Felipe Araújo, acompanhado do músico Vinícius Pinho;
18h - Apresentação Sonoridade e Movimento, com Povo Kariri (CE) e Wassu Cocal (AL);
19h -Vinícius Pinho - Show “Eu, Tu e as Coisas”;
20h - Banda os Bardos - Show RECRIATURA.
Ao decorrer da programação haverá a feira da economia solidária “Mulheres do Campo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário