Segundo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), resultado positivo em relação aos três primeiros meses do ano inclui setores público e privado
Publicado em
A renda dos trabalhadores cresceu no segundo trimestre. É o que aponta estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira (6). Na comparação com os três primeiros meses deste ano, o rendimento médio habitual do trabalho avançou 5,8% de abril a junho. Esse é mais um dado a ser considerado pelos analistas de mercado na revisão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024.
Intitulado “Retrato dos Rendimentos do Trabalho”, o estudo do Ipea teve como base os resultados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Em relação ao acumulado de janeiro a março, a renda de trabalhadores do setor privado com carteira assinada subiu 4,4% no segundo trimestre deste ano. A expansão foi ainda maior entre os trabalhadores por conta própria (+7%), os empregados sem carteira (+7,9%) e os funcionários públicos (+7,4%).
Faz o “L”
Por meio da rede social Bluesky, o presidente Lula celebrou o aumento da renda dos trabalhadores, um dos compromissos de seu governo. O petista tem reiterado nos discursos que a economia vai crescer acima do esperado em 2024. No segundo trimestre, o desempenho do PIB surpreendeu os especialistas ao atingir 1,4%.
“Retiramos 24 milhões de pessoas do pesadelo da fome. Comemoramos também a criação recorde de 3 milhões de empregos com carteira assinada e a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos. É o começo de uma caminhada para um Brasil melhor para todos. Viva a Independência do Brasil. Viva a democracia”, publicou Lula, às vésperas do 7 de setembro.
Também no Bluesky, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) lembrou do bordão de campanha do presidente Lula. “Renda média dos trabalhadores tem crescimento interanual de 5,8%. Segundo o Ipea, a comparação foi com o trimestre anterior. Faz o ‘L’!”, entoou o parlamentar.
Da Redação, com Ipea
Nenhum comentário:
Postar um comentário