terça-feira, 30 de abril de 2024
Câmara Municipal do Crato inaugura Procuradoria Especial da Mulher
Vereador Pedro Lobo (PT) investe no esporte como instrumento de formação e inclusão social
Restaurante Popular do Crato passará por reforma
A segurança alimentar tem sido tratada como prioridade em Crato. Com o objetivo de oferecer mais conforto aos usuários do Restaurante Popular, o Poder Executivo autorizou a reforma do equipamento, onde são ofertadas cerca de 12 mil refeições por mês, e que leva ao público uma refeição nutritiva e supervisionada por nutricionista, com um cardápio variado, rico em vitaminas, proteína e ferro. Garantindo assim, uma alimentação rica em nutrientes para a população que mais precisa.
Com um investimento de mais de R$ 200 mil, a reforma consistirá em cobertura completa das lajes; pintura completa do prédio e equipamentos; reparos em pisos e paredes; reforma completa dos banheiros; reparos em instalações de água, esgoto e iluminação; e reparo das portas e janelas.
Com o projeto do Restaurante Popular finalizado, o mesmo segue para o processo de licitação. A referida obra será realizada com recursos próprios do município. É mais dignidade, respeito para os cidadãos. O Crato é atualmente uma das cidades do Ceará de maior destaque na área de segurança alimentar.
segunda-feira, 29 de abril de 2024
Projeto Formando Cidadãos Revelando Talentos entrega material a matriculados do Polo Areninha do Muriti, nesta segunda-feira (29)
sábado, 27 de abril de 2024
Ambiental Crato realiza novas obras para implantação de rede coletora de esgoto no Centro da cidade
sexta-feira, 26 de abril de 2024
Vacina da dengue chegará a Fortaleza e mais três municípios do Ceará nesta sexta-feira
Legenda: Ceará receberá vacina contra a dengue após Ministério da Saúde ampliar oferta do imunizanteFoto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
Ao todo, o Estado receberá 169.513 doses do Imunizante
Além do Ceará, os novos estados contemplados com a ampliação da vacina são: Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
A informação foi divulgada pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel. Segundo ela, as novas regiões foram definidas de acordo com a lista de prioridades já pactuada no início do ano. "A distribuição provavelmente começa amanhã. Os municípios sabem que eles vão receber, e aí já começam a preparação", explicou.
Até a última terça-feira (23), foram enviadas aos estados 1.682.139 doses de vacinas, com o registro de aplicação de 810.686 doses - 48,19% do total. Em abril, foram registradas 117.530 vacinas aplicadas, o que mostra uma redução significativa em relação a março (463.481 doses aplicadas). As informações são da Agência Brasil.
CASOS
O número de casos prováveis de dengue chegou a 3.852.901 nos quatro primeiros meses de 2024. Os óbitos confirmados no período pela doença somaram 1.792, além de 2.216 mortes em investigação.
Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins continuam com tendência de aumento no número de casos. Em relação à semana passada, o estado de Tocantins entrou nessa lista.
Fonte: Diário do Nordeste
quinta-feira, 25 de abril de 2024
Projeto Formando Cidadãos Revelando Talentos chega à Vila São Bento
quarta-feira, 24 de abril de 2024
Vereador Pedro Lobo (PT) solicita pavimentação asfáltica de diversas ruas do bairro Muriti
São Luiz planeja abrir mais 11 lojas até 2025 e gerar 1,1 mil empregos no Ceará
Atuando com três bandeiras no mercado cearense, segundo maior grupo supermercadista do Estado quer continuar crescendo tanto na capital quanto no interior
Os 25 supermercados do Grupo São Luiz ainda estão bastante concentrados na área nobrehjhh de Fortaleza, mas a expectativa é de, até 2025, expandir as bandeiras da empresa, sobretudo a Mercadão, para demais pontos da Capital, além de incrementar a presença do supermercadista no interior do Estado.
Até o ano que vem, estão previstas as aberturas de 11 lojas do São Luiz, sendo sete da bandeira Mercadão e quatro Mercadinhos. No total, serão 100 empregos diretos em cada unidade, totalizando 1,1 mil novas vagas em todo o Ceará.
As projeções foram compartilhadas por Severino Ramalho Neto, diretor-presidente do grupo, em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste. Fortaleza deve receber a maioria das unidades do Mercadão, sendo três delas ainda em 2024, enquanto somente uma unidade do Mercadinho será aberta, na Avenida Abolição, na Praia de Iracema.
Além dos já anunciados, Ramalho Neto destaca como novidade uma unidade do Mercadão no Eusébio. A previsão é de que a loja seja inaugurada em 2025, mas o projeto ainda está "em desenvolvimento", como define o diretor-presidente do grupo, e pode passar por alterações.
Ramalho Neto confirmou que estão previstas seis novas lojas do Mercadão São Luiz neste ano, mas conforme adiantado pelo Diário do Nordeste, o grupo deve abrir uma sétima unidade, na Avenida Borges de Melo, no bairro Parreão, em Fortaleza.
Com as inaugurações previstas, a expectativa é de que o Grupo São Luiz mais do que dobre, em 2024, a atual quantidade de Mercadões existentes no Estado: cinco ao todo, sendo três em Fortaleza (Dunas, RioMar Kennedy e Av. Washington Soares) e um no Crato — o primeiro da bandeira no Ceará — e outro no Maracanaú, inauguração mais recente da empresa.
Embora esteja em segundo plano nas inaugurações, o Mercadinho é o principal responsável pela operação da empresa. Ao todo, são 19 lojas da bandeira, sendo a maioria delas na capital cearense. Crato, Eusébio, Juazeiro do Norte e Porto das Dunas concentram outras unidades.
MUDANÇAS ACELERADAS DE MERCADO
No mais recente ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o São Luiz figura como a segunda maior rede supermercadista do Ceará, atrás apenas do Cometa Supermercados. O faturamento do grupo, em 2023, foi de cerca de R$ 1,35 bilhão, puxado principalmente pelas mudanças na tradicional bandeira de Mercadinho, já consolidada para o consumidor.
A bandeira Mercadão é, atualmente, a responsável pela expansão do São Luiz tanto em Fortaleza quanto em demais cidades, como Maracanaú e Crato, que já contam com estabelecimentos do gênero. Segunda marca mais nova do grupo, Ramalho Neto afirma que o modelo dela surgiu como uma espécie de "empreendedorismo de necessidade" quando, em três anos, três atacarejos abriram estabelecimentos no Cariri.
"Um atacarejo foi inaugurado em 2009, e no ano seguinte, inaugurou um Assaí. No outro ano, um Maxxi Atacado. Ficamos em uma região onde estávamos praticamente sós. Entraram três atacados multiplicando por 100 o metro quadrado disponível para o cliente. Isso fez com que a nossa loja do Crato encolhesse. A gente sabia que o nosso produto para aquela concorrência e aquele público não fazia sentido, precisávamos nos reinventar. Aí nasceu o Mercadão. Nasceu de uma necessidade que falasse a linguagem objetiva do consumidor daquela região em que estávamos presentes", pontua.
A estratégia do Grupo São Luiz, como explica o diretor-presidente, foi converter a loja no Cariri para Mercadão, em meados dos anos 2010, em um modelo intermediário entre o supermercado tradicional e o atacarejo, que não encontra parâmetro no mercado local.
O Mercadão é uma loja preparada para dar descontos, como outlets e atacarejos. É uma loja de sortimento limitado, que busca volume, foi exatamente essa a nossa forma. Diminuímos a quantidade de itens, aumentamos a quantidade de mercadorias para o cliente perceber um valor naquilo que ele estava buscando, na verdade, o preço. Fizemos também pelo desenvolvimento desse modelo.
Ramalho Neto acrescenta que o formato do Mercadão pode ser aplicado em qualquer bairro de Fortaleza, assim como em qualquer cidade do estado, diferente do Mercadinho, focado em áreas mais nobres, contribuindo para a melhor disposição geográfica e posicionamento estratégico da marca no segmento supermercadista cearense.
"Desenvolvemos um produto que pode estar em toda Grande Fortaleza. Inauguramos em Maracanaú, ainda temos outro Mercadão no Eusébio, vamos inaugurar na Caucaia. O Mercadão abre também o interior do Estado. O modelo que estamos levando para Sobral (Mercadinho) é o mesmo que foi aplicado em Juazeiro do Norte. Temos duas lojas do Mercadinho lá, vamos abrir provavelmente esse ano mais uma loja do Mercadão e duplicamos a loja do Crato", prospecta.
MINI: RETORNO ÀS ORIGENS
Enquanto se expande com força no Mercadão, mas mantém as aberturas de Mercadinho, o São Luiz investe em uma terceira bandeira: o Mini. Atualmente, há apenas uma loja do segmento, nas proximidades da Avenida Beira-Mar, na Praia de Iracema, e é focado em mercado de conveniência, como supermercado de proximidade.
Trata-se da primeira grande cearense do setor supermercadista a investir no setor, que cresce exponencialmente no Centro-Sul do Brasil com bandeiras locais e internacionais. Para Ramalho Neto, isso representa a mudança nos hábitos dos consumidores, que necessitam de soluções mais personalizadas.
Além disso, o investimento na bandeira Mini, que seguirá — pelo menos por enquanto — como a única do São Luiz por se tratar de um modelo experimental, remonta ao início das operações do grupo, como pequeno mercadinho de bairro há 98 anos.
"Não somos nós quem mudamos, é o consumidor, e temos que ter o produto certo para eles. A entrada do atacarejo, praticamente a substituição dos hipermercados. O varejo tenta se encaixar nas novas necessidades do consumidor, e dentro das grandes cidades, a proximidade passa a ser um fator decisório, com os supermercados e as lojas de conveniência. É um modelo que cresce muito", aponta.
É um mercado que não pode ser negligenciado e estamos desenvolvendo o produto, que é o Mini. É o mercado de proximidade, que olha para os quarteirões em volta. O Mini nada mais é do que voltarmos à nossa origem de mercadinho, que nasceu exatamente assim, em um posto de combustíveis. Era um mercadinho, mas foi crescendo e mantivemos a marca pela identidade com o cliente.
Questionado sobre a possibilidade de se tornar a maior rede em faturamento no Estado, o diretor-presidente do São Luiz afirmou que não existe a pressão para tornar essa meta uma realidade, mas sim para continuar mantendo os bons indicadores de produtividade.
"Temos a expectativa — e somos — a rede mais produtiva. Não é por vaidade, mas sim por necessidade. Nosso metro quadrado vende mais, nosso funcionário vende mais. Esse é um indicador que usamos constantemente para que nos oriente e nos mova. Temos que ter uma produtividade acima do mercado"
Fonte: Diário do Nordeste
Semana Mundial de Vacinação: Saúde do Ceará realiza eventos sobre importância da imunização em todas as idades
Pioneiro no Brasil, Ceará facilita abertura de empresas por meio de aplicativo de mensagem
Crato discute construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos
A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, iniciou as discussões para construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos - PMRH. Houve reunião, nesta terça-feira, 23, no CAC, com diversas instituições governamentais e não governamentais ligadas direta e indiretamente à temática. Participaram também instituições de ensino, organizações da sociedade civil e o Comitê da Bacia do Salgado.
O Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, destacou que o plano municipal visa aussegurar recursos hídricos à sobrevivência humana, à produção rural e ao desenvolvimento do Crato e de toda a região do Cariri, sobre o alicerce da sustentabilidade. Será desenvolvido em etapas, a partir do diagnóstico da atual situação hídrica, considerando a disponibilidade de água e o processo de desertificação do solo, por exemplo.
Depois, um prognóstico, com a projeção futura da oferta e da demanda hídrica, num período de 10 a 30 anos. Finalmente, um plano de ações, executado junto a grandes parceiros, como o Comitê da Bacia do Salgado. A propósito, o Plano Hidrográfico da Bacia do Salgado, já aprovado, norteou as discussões para construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos do Crato.
Vale ressaltar que as discussões focaram na água bruta, que corre nos rios, açudes e nascentes. Além disso, o PMRH será integrado ao plano de saneamento básico, às políticas ambientais e de desenvolvimento urbano, dentre outros instru
terça-feira, 23 de abril de 2024
Saúde do Município reúne profissionais dentistas e ASB e reafirma garantia de repasse
Sempre com disposição ao diálogo, após rumores de paralisação, a Secretária de Saúde do Crato, Marina Feitosa, juntamente com a secretária Adjunta Milenna Alencar, estiveram reunidas nesta segunda-feira, 22, com os profissionais da odontologia e as Agentes de Saúde Básica, para fortalecer o compromisso dos repasses dos profissionais, garantidos através de lei.
A secretária destacou a importância das melhorias no processo de trabalho, para o bom desempenho das atividades laborais, valorização, entre outras pautas relevantes, destacadas pelos profissionais durante o diálogo. Na reunião, ficou esclarecido que o referido pagamento dos profissionais será creditado na folha. "As garantias aos profissionais já estão garantidas em lei", disse Milenna. Também participou da reunião com os profissionais o Procurador do Município, Rennan Xenofonte.
A secretária enfatizou que a pasta sempre estará aberta ao diálogo com os profissionais, no intuito de promover o encaminhamento dos processos que possam garantir a atuação dos profissionais do atendimento odontológico no município, sem causar nenhum transtorno à população.
segunda-feira, 22 de abril de 2024
Nos 7 anos da Areninha do Seminário, vereador Pedro Lobo (PT) reafirma apoio ao esporte cratense
Advogada é presa com bilhete de preso que teria orientações sobre tráfico de drogas no Ceará
Legenda: Flagrante ocorreu no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de FortalezaFoto: Nah Jereissa
A defesa da advogada alega que a autuação por integrar organização criminosa e por associação para o tráfico é 'desproporcional
Crato realiza reforma, ampliação e melhorias de mais de 50 escolas
De um total de 63 escolas da rede municipal do Crato, 50 já foram reformadas, adaptadas ou ampliadas. Essa transformação vem impactando a educação. Na Escola Dom Vicente de Paulo, no bairro Ossian Araripe, recentemente revitalizada, a rotina de todos mudou para melhor. "Está um ar de mais alegria", afirma, sorridente, Joaquim Faustino, estudante do 9º ano.
Para reformar o equipamento, a Prefeitura do Crato investiu cerca de R$ 700 mil, recursos próprios do Município. Segundo o Secretário Adjunto de Infraestrutura, Lucas Maximino, a obra contemplou retelhamento, revestimento das paredes, cobertura do refeitório, novo gradeado na fachada, dentre outras melhorias. A mais expressiva foi a climatização de todas as salas, que tem alavancado o rendimento nas aulas.
"Antigamente, quando chegava na metade do ano, ficava muito calor. Era difícil da gente se concentrar. Agora tem ar-condicionado. Ficou melhor pra aprender", garante Ruan de Souza, do 9º ano. A escola Dom Vicente de Paulo atende 318 alunos do ensino fundamental I e II, nos turnos da manhã e da tarde. Conta, inclusive, com atendimento especializado voltado às crianças com algum tipo de deficiência física ou cognitiva.
Para Moisés Nascimento, do 3º ano, "depois da reforma, ficou mais bonita e espaçosa." Mais moderna, segura, confortável e com acessibilidade também. Benefícios como esses têm ajudado a multiplicar o número de estudantes como o Moisés, nota 10. Na verdade, quase isso. "Sou 9,5", diz o menino, orgulhoso dele mesmo.