quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Governador Elmano de Freitas assina projeto de lei que garante piso salarial da enfermage
Gratuito. Sesc abre matrículas para turmas de pré-universitário e EJA no Ceará
Quem deseja retomar ou continuar seus estudos, ou se preparar para o vestibular e o Enem, o Sesc Ceará está com matrículas abertas, até o dia 10 de setembro, em todas suas unidades do Estado, para turmas gratuitas nas modalidades pré-universitário e/ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Por meio dessas atividades ofertadas, o Sesc reafirma seu compromisso social e educacional de contribuir com a qualidade da educação do Estado, promovendo grandes impactos sociais, e garantindo o direito a educação com compromisso educacional”, destaca a gerente de Educação do Sesc Ceará, Leni Oliveira.
O pré-universitário acontece nas unidades de Fortaleza, Sobral e Crato. Nas turmas de EJA, as vagas são para o ensino fundamental anos inicias e finais e ensino médio, nas unidades de Fortaleza, Sobral, Iguatu, Juazeiro e nas unidades do Sesc Ler em Aracati, Crateús, Ibiapina, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.
Matrículas e aulas presenciais
As matrículas são feitas presencialmente nas unidades. Para quem deseja se inscrever no pré-universitário é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e declaração ou histórico escolar do Ensino Médio a partir do 2º ano. Já para a EJA, são pedidos RG, CPF, comprovante de residência, declaração ou histórico escolar, uma foto 3x4 e uma pasta escolar. As aulas acontecerão de forma presencial, de segunda a sexta, das 18h20 às 21h40.
Voltado para alunos matriculados a partir do 2º ano do ensino médio, o pré-universitário é um curso intensivo que prepara o estudante para concorrer a uma vaga no ensino superior de sua preferência. O Sesc conta com professores especialistas, conteúdos e materiais didáticos atualizados, estrutura física de estudo adequada, além de atividades práticas e extracurriculares que complementam a preparação.
Já a EJA é uma excelente oportunidade para quem quer terminar a Educação Básica e concluir o ensino médio. Dessa forma, o curso possibilita novas habilidades e competências pessoais e profissionais, melhorando a qualificação profissional dos alunos e gerando novas condições de trabalho e renda.
“O Sesc Ceará disponibiliza oportunidades de estudo que promovem o protagonismo respeitando as experiências de vida. Nesse sentido, jovens, adultos e idosos encontram nos espaços educacionais do Sesc um ambiente que promove o desenvolvimento integral, inclusivo, que respeita as identidades e os valores éticos, sociais e de cidadania”, pontua Leni Oliveira.
Serviço
Sesc Ceará Abre Matrículas para Turmas de Pré-Universitário e EJA
Pré-universitário:
Educar Sesc II - Rua José Bastos, 704, Couto Fernandes, Fortaleza. (85) 99178.6155
Educar Sesc Sobral - Rua Dom Lourenço, 855, Campo dos Velhos, Sobral. (88) 3611.0827
Educar Sesc Crato - Rua André Cartaxo, 443, São Miguel – Crato. (88) 3586.9177
EJA
Educar Sesc II - Rua José Bastos, 704, Couto Fernandes, Fortaleza. (85) 99178.6155
Educar Sesc Sobral - Rua Dom Lourenço, 855, Campo dos Velhos, Sobral. (88) 3611.0827
Educar Sesc Iguatu - Rua 13 de maio, 1130, Centro - Iguatu. (88) 992516025
Educar Sesc Juazeiro - Rua da Matriz, 277, Centro - Juazeiro do Norte. (88) 99318.3349
Sesc Ler Aracati - BR 304, Km 44, S/N, Centro - Aracati – CE. (88) 3421.1474/99932.0334
Sesc Ler Crateús - Rua Padre Cicero, 290, Altamira. (88) 3691.8000
Sesc Ler Ibiapina - Avenida Álvaro Soares, S/N, Centro. (88) 3653.1990
Sesc Ler Quixeramobim - Rua 14 de agosto, S/N, Centro. (88) 3441.1402
Sesc Ler São Gonçalo - Rua Filomeno Martins, S/N, Conjunto São Gonçalo. (85) 3315.4462
No encerramento do Agosto Lilás, Pedro Lobo destaca ações do seu mandato pelo combate á violencia, inclusão e pela saúde da mulher cratense
quarta-feira, 30 de agosto de 2023
Lançamento do programa Respeito Dá Tom reúne representantes de movimentos sociais no Crato
Parceria entre escola do Crato e Projeto Nordestinados a Ler promove produção literária dos estudantes
terça-feira, 29 de agosto de 2023
Crato terá ponto facultativo nesta quarta-feira, dia 30, com adesão à campanha Sem FPM não dá!
O Município do Crato está engajado na campanha Sem FPM não dá! Com a adesão de quase 170 dos 184 municípios cearenses, na luta pela inserção de 1.5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Por conta da mobilização neste dia 30, os municípios darão ponto facultativo, com funcionamento dos serviços essenciais.
As constantes quedas no repasse do FPM tem gerado uma enorme crise nas administrações públicas municipais. A paralisação nacional recebe o apoio da Aprece no Ceará e de entidades municipais do Nordeste.
Importante destacar que os serviços essenciais como a limpeza pública, abastecimento de água, atendimento médico e hospitalar, colega de lixo e segurança pública, entre outros serviços essenciais, continuarão funcionamento normalmente.
ALECE realiza audiência pública sobre protagonismo e memória histórica de Bárbara de Alencar
Prefeitura do Crato realiza atendimento à população em parceria com SINE/IDT
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, em parceria com o SINE/IDT de Juazeiro do Norte, realiza nesta quarta-feira, 30 de agosto, na sede da secretaria, atendimento à população voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum.
A ação tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego. O atendimento será na sede da Secretaria, das 8h às 17h, localizada na Rua Miguel Lima Verde, 562 - Centro.
Os interessados podem comparecer na sede da secretaria com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho.
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
Mostra Sesc Cariri de Culturas volta a engajar o público pela arte e pela. solidariedade
Chef Rodrigo Oliveira compartilha vivências sobre Gastronomia eEmpreendedorismo na Mostra Cariri de Culturas
Fecomércio-CE traz final do Campeonato Cearense Sub-20 para Arena Romeirão
Projeto Esporte Eficiente possibilita inclusão na APAE Crato
Em uma manhã esportiva realizada na sexta-feira, 25, a Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU), por meio do Crato em Movimento, em parceria com a APAE do município de Iguatu, levou o projeto Esporte Eficiente - Possibilidades de Inclusão para a APAE Crato. A ação compõe a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem como tema "Conectar e somar para construir inclusão".
Durante a manhã, foram desenvolvidas atividades recreativas, atletismo, capoeira, e atividades rítmicas. As atividades esportivas da APAE Crato acontecem por meio de uma parceria entre a referida instituição e a SEJU, onde são disponibilizados profissionais do projeto Crato em Movimento para desenvolver aulas de educação física, e também treinamentos com os atletas.
O projeto Esporte Eficiente - Possibilidades de Inclusão é da APAE Iguatu, é coordenado pelo professor Clemilton Mulato, que é também Coordenador Estadual de Educação Física, Desporto e Lazer das APAES.
Prestigiando a manhã esportiva, o Secretário de Esporte e Juventude, Henrily Rener, enfatizou a importância de importunar a prática esportiva enquanto instrumento de inclusão.
Coordenando do Projeto Crato em Movimento, o professor Manoel Pequeno relatou que a prática esportiva para pessoas com deficiência pode ser entendida como uma prática emancipatória, que favorece aos indivíduos o protagonismo.
De acordo com Clemilton Mulato, é preciso que a sociedade entenda que o esporte pode ser sim instrumento de inclusão e que esse intercâmbio entre profissionais e alunos Apaeanos enriquece o processo educacional e inclusivo.
A Presidente da APAE Crato, Mari Francelino, relatou a importância da parceria da gestão municipal em encaminhar profissionais da SEJU para desenvolver as atividades esportivas na instituição. Também ocorreu mutirão de vacinação em parceria com a Secretaria de Saúde do município, onde foram vacinados alunos, profissionais e familiares.
Crise das prefeituras: de onde vem o dinheiro que sustenta os municípios no Ceará
Legenda: Juazeiro do Norte (na imagem) é uma das que acusam crise nas contas e reivindicam uma ampliação no volume de receitasFoto: Anderson Duarte/Acervo pessoal
Num momento em que prefeituras apontam um descompasso entre o que recebem e o que gastam, o Diário do Nordeste mostra do que é composta a receita das municipalidades cearenses
Segundo a entidade, entre as que estão nesta situação, o problema tem sido maior nas pequenas cidades, em que 53% estão no vermelho, do que nas localidades de médio e grande porte, em que 38% estão com contas que não fecham.
Dados mostram que a cada R$ 100 arrecadados nos pequenos municípios nos primeiros seis meses de 2023, cerca de R$ 91 foram destinados para pagamento de pessoal e custeio da máquina pública.
A problemática, que também se reflete no território cearense, mobilizou as gestões representadas pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) a realizarem, na próxima quarta-feira (30), uma paralisação em prol de medidas que possam compensar a falta de recursos.
No decorrer desta crise, que afeta diretamente o funcionamento da máquina pública e põe em risco a prestação qualificada de serviços básicos como saúde e educação, o Diário do Nordeste conversou com especialistas e gestores para tentar entender de onde vem o dinheiro que compõe a receita dos municípios e porque está faltando recursos nos cofres destas administrações.
SUSTENTAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS
Dito de forma objetiva, as receitas dos municípios são compostas por dois pilares: a arrecadação própria e a transferência de recursos pelos demais entes federativos, a exemplo dos Estados e União.
No primeiro pilar estão a cobrança de tributos. Fazem parte deste contexto o ISS (Imposto Sobre Serviços), o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).
Já no segundo estão os envios de volumes advindos de instrumentos como o custeio do SUS (Sistema Único de Saúde), do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e da repartição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Segundo o consultor econômico da Aprece, André Carvalho, decorrente desta estrutura fiscal, há um fenômeno que explica o fato da dificuldade orçamentária dos pequenos municípios ser maior: a dependência de transferências.
"A tributação própria é muito mais pronunciada nas cidades mais populosas, como as capitais e as cidades de região metropolitana. De 90% a 95% das cidades cearenses sobrevivem das quatro fontes de transferência, FPM, ICMS, custeio da saúde e Fundeb", destrincha.
Essa taxação municipal representa, nos dias atuais, aproximadamente 5% no rendimento das gestões de pequenas cidades, pelo que disse o especialista. "Fundamentalmente, pelo setor de serviços ser muito mais forte nas cidades maiores, eles nunca vão ter mais que 10% da sua arrecadação total advinda destes tributos", conclui.
Para se ter uma ideia disso, até mesmo Juazeiro do Norte, na região do Cariri, que entre janeiro e junho este tipo de arrecadação representou 18% da composição orçamentária, o chefe do Executivo alega que a dotação por transferência é essencial para o funcionamento dos serviços."
Diante desta constatação, a gente verifica que FPM, Fundeb e ICMS para Juazeiro do Norte também são determinantes, assim como para os outros municípios", destaca o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).
Diante do ocorrido, outras prefeituras têm buscado modelagens que possam garantir uma fatia maior de participação dos contribuintes. A de Itapipoca, no Litoral Oeste do Ceará, é uma delas."
Há um trabalho nosso de melhoria das receitas próprias, dos impostos municipais", garante o mandatário do Governo Municipal, Felipe Pinheiro (PT), alertando que isso ainda assim, isso não soluciona o problema vivenciado.
Para o petista, ainda é necessário uma mudança no atual formato de divisão tributária. "No pacto federativo do Brasil ainda há uma concentração dos recursos no governo federal, e onde acontecem as políticas públicas é nos municípios. Temos que repensar isso, distribuir melhor para que os municípios, que realmente desenvolvem as políticas públicas, tenham capacidade financeira", sugere.
Além dos pilares de sustentação das contas públicas já descritos, uma espécie de auxílio costuma ser frequentemente utilizada para a complementação do volume faltante: o direcionamento de emendas parlamentares, sobretudo no financiamento dos serviços de saúde. "
Hoje, e isso está dentro dos repasses da saúde, você tem algo que ajuda muito os municípios, que são as emendas parlamentares. Elas estão praticamente incorporadas ao financiamento da saúde. Os prefeitos dependem bastante para fechar suas contas", especifica André Carvalho.
A aplicação de emendas pelos deputados, chamadas de transferências recorrentes, embora continue a acontecer, é motivo de reclamação de representantes da causa municipalista, que relatam um represamento destas cifras pelo Executivo federal em pelo menos 1.804 cidades nos seis primeiros meses do ano.
E, ampliando ainda mais a lacuna, num comportamento desfavorável para quem está gerindo as estruturas municipais, a cota do ICMS recuou 4,5% em todo o país em razão dos efeitos da criação da lei que limita a cobrança do tributo sobre os combustíveis pelos estados, sancionada em junho de 2022.
O FATOR FPM
Dentre as fontes de transferência, a que tem maior expressividade na contabilidade dos municípios é o FPM, uma vez que 7 de cada 10 deles têm o mecanismo como a principal receita. Dão forma ao fundo as verbas arrecadadas pelo Governo Federal por meio do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Ao longo dos dois últimos anos, houve uma elevação na captação do IR de grandes corporações, o que garantiu uma robustez nos repasses para as prefeituras. Entretanto, pelo que prevê o Ministério da Fazenda, em 2023 o crescimento será de apenas 5%.
O envio das verbas acontece a cada dez dias, ou seja, por decêndios. Os primeiros repasses do mês sempre são os mais expressivos, mas, segundo a CNM, em julho e agosto foi registrada uma queda brusca nas principais parcelas. Neste intervalo, as quantias enviadas foram, respectivamente, 34,5% e 23,56% menores do que os saldos do mesmo período do ano passado.
Ao que salienta Glêdson Bezerra, de Juazeiro do Norte, num mês de referência de R$ 10,5 milhões sua cidade recebeu através do FPM cerca de R$ 6,5 milhões – uma retração que representa R$ 4 milhões na economia municipal. "Estamos atônitos, sem saber o que vai ser o amanhã, porque se continuar com essas quedas vai ficar impraticável", confessa.
O cálculo utilizado para delimitar o valor que cada prefeitura recebe através do FPM tem como base o tamanho da população, aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mediante a realização do Censo.
Em dezembro do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU), utilizando de informações prévias do levantamento censitário de 2022, calculou qual seria a dimensão das cotas para cada ente.
A decisão do TCU preocupou prefeitos do Ceará, visto que mais de 30 cidades do Estado haviam contabilizado uma diminuição significativa no número de habitantes, o que iria incidir numa perda de R$ 153,6 milhões do Fundo de Participação dos Municípios. O prejuízo médio para cada um seria algo em torno de R$ 4,2 milhões.
Como resposta à medida do órgão, a Aprece ingressou com um pedido na Justiça Federal e no início de janeiro o juiz Frederico Botelho de Barros Viana decidiu pela suspensão da decisão normativa que resultaria num impacto negativo na contabilidade dos prefeitos e prefeitas.
Para alívio dos mandatários e mandatárias, em junho o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei complementar que mantém os coeficientes do FPM para os que tiveram perda populacional e estabelece uma transição de dez anos para os municípios migrarem para faixas menores de repasses.
O consultor André Carvalho pontua que isso fará com que a perda de receitas seja diluída no decorrer da próxima década. "Então, essa situação já está sanada, em tese, por essa nova lei", disse, ao tratar sobre a situação que poderia piorar ainda mais a saúde financeira.
'PARALISAR PARA NÃO PARAR'
Uma reunião realizada na sede da Aprece, em Fortaleza, na manhã da última quarta-feira (23), definiu os detalhes da paralisação das prefeituras que ocorrerá no próximo dia 30 de agosto. O encontro formalizou a adesão de mais de 160 gestões à mobilização.
Segundo o presidente da entidade, o prefeito de Chorozinho, Júnior Castro (sem partido), o intuito do ato é sensibilizar a população para a problemática da queda de arrecadação dos municípios.
"A gente quer fazer esse momento de conscientização, programado, de forma cautelar e preventiva. Se nada for feito, se nada acontecer para aliviar os cofres dos municípios, acontecerá que muitos deles terão paralisações, como greves por falta de salários, falta de medicamentos e diminuição dos serviços", salienta o dirigente.
De acordo com Castro, a sensibilização também será endereçada aos parlamentares, para haver uma atenção maior e uma ajuda para as administrações públicas envolvidas na problemática financeira.
"Nós faremos decretos justificando a necessidade do dia, deixando os serviços essenciais funcionando", explica o gestor, dando conta de como a medida será implementada nas localidades que aderiram ao protesto promovido pela instituição.
À reportagem, gestores sinalizaram que já passaram a adotar medidas que possam reduzir as despesas - como a diminuição do número de cargos e a implementação de regime de "turnão" - e que já têm sentido os sintomas da falta de dinheiro, a exemplo do atraso no pagamento de fornecedores e a impossibilidade da realização de incrementos na prestação de serviços.
"Nunca foi fácil fazer gestão e agora está pior ainda. Nos últimos meses, estamos sentindo uma grande dificuldade por conta da falta ou engessamento da receita da União, que não está chegando aos municípios", acrescenta Bismark Barros (PDT), prefeito de Piquet Carneiro.
Apenas na saúde, segundo o gestor, há uma diferença de 80% no envio de recursos para o custeio da saúde, se comparado o mesmo período do ano passado. "Significa um grande volume financeiro a menos só na saúde. É muito desgastante e compromete a gestão como um todo", lamenta.
No último dia 15 de agosto, cerca de 2 mil mandatários e mandatárias de prefeituras do País foram até Brasília para um encontro realizado pela CNM. Na oportunidade, os chefes dos Executivos estiveram com parlamentares das bancadas estaduais para solicitarem o atendimento a quatro pautas específicas.
Na lista de reivindicações estavam o apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta os repasses do FPM e ao projeto de lei para recuperação do ICMS pelos estados, a redução da alíquota do INSS e a liberação das emendas de custeio da saúde.
Na última quinta-feira (24), a mobilização ganhou a adesão de mais 8 prefeituras, chegando a 168 o número das que confirmaram participação na paralisação:
- 1. Abaiara
- 2. Acaraú
- 3. Acopiara
- 4. Aiuaba
- 5. Alcântaras
- 6. Altaneira
- 7. Alto Santo
- 8. Amontada
- 9. Antonina do Norte
- 10. Apuiarés
- 11. Aquiraz
- 12. Aracati
- 13. Aracoiaba
- 14. Ararendá
- 15. Araripe
- 16. Aratuba
- 17. Arneiroz
- 18. Assaré
- 19. Aurora
- 20. Baixio
- 21. Banabuiú
- 22. Barbalha
- 23. Barreira
- 24. Barro
- 25. Barroquinha
- 26. Baturité
- 27. Beberibe
- 28. Bela Cruz
- 29. Boa Viagem
- 30. Brejo Santo
- 31. Camocim
- 32. Campos Sales
- 33. Canindé
- 34. Capistrano
- 35. Caridade
- 36. Cariré
- 37. Caririaçu
- 38. Carnaubal
- 39. Cascavel
- 40. Catarina
- 41. Catunda
- 42. Caucaia
- 43. Cedro
- 44. Chaval
- 45. Choró
- 46. Chorozinho
- 47. Coreaú
- 48. Crato
- 49. Croatá
- 50. Cruz
- 51. Deputado Irapuan Pinheiro
- 52. Ererê
- 53. Farias Brito
- 54. Forquilha
- 55. Fortim
- 56. Frecheirinha
- 57. General Sampaio
- 58. Graça
- 59. Granja
- 60. Granjeiro
- 61. Groaíras
- 62. Guaiúba
- 63. Guaraciaba do Norte
- 64. Guaramiranga
- 65. Hidrolândia
- 66. Ibaretama
- 67. Ibiapina
- 68. Ibicuitinga
- 69. Icapuí
- 70. Icó
- 71. Iguatu
- 72. Independência
- 73. Ipaporanga
- 74. Ipaumirim
- 75. Ipú
- 76. Iracema
- 77. Irauçuba
- 78. Itaiçaba
- 79. Itapajé
- 80. Itapiúna
- 81. Itarema
- 82. Itatira
- 83. Jaguaretama
- 84. Jaguaribara
- 85. Jaguaribe
- 86. Jaguaruana
- 87. Jardim
- 88. Jijoca de Jericoacoara
- 89. Juazeiro do Norte
- 90. Jucás
- 91. Lavras da Mangabeira
- 92. Limoeiro do Norte
- 93. Madalena
- 94. Maracanaú
- 95. Maranguape
- 96. Marco
- 97. Martinópole
- 98. Massapê
- 99. Mauriti
- 100. Meruoca
- 101. Milagres
- 102. Milhã
- 103. Miraíma
- 104. Missão Velha
- 105. Mombaça
- 106. Monsenhor Tabosa
- 107. Morada Nova
- 108. Moraújo
- 109. Mucambo
- 110. Mulungu
- 111. Nova Olinda
- 112. Novo Oriente
- 113. Ocara
- 114. Orós
- 115. Pacajus
- 116. Pacatuba
- 117. Pacoti
- 118. Pacujá
- 119. Palhano
- 120. Palmácia
- 121. Paracuru
- 122. Paraipaba
- 123. Paramoti
- 124. Pedra Branca
- 125. Penaforte
- 126. Pentecoste
- 127. Pereiro
- 128. Pindoretama
- 129. Piquet Carneiro
- 130. Pires Ferreira
- 131. Poranga
- 132. Porteiras
- 133. Potengi
- 134. Potiretama
- 135. Quiterianópolis
- 136. Quixadá
- 137. Quixelô
- 138. Quixeramobim
- 139. Quixeré
- 140. Redenção
- 141. Reriutaba
- 142. Russas
- 143. Saboeiro
- 144. Salitre
- 145. Santana do Acaraú
- 146. Santana do Cariri
- 147. São Benedito
- 148. São Gonçalo do Amarante
- 149. São João do Jaguaribe
- 150. São Luís do Curu
- 151. Senador Pompeu
- 152. Senador Sá
- 153. Solonópole
- 154. Tabuleiro do Norte
- 155. Tamboril
- 156. Tarrafas
- 157. Tauá
- 158. Tejuçuoca
- 159. Tianguá
- 160. Trairi
- 161. Tururu
- 162. Umari
- 163. Umirim
- 164. Uruburetama
- 165. Uruoca
- 166. Varjota
- 167. Várzea Alegre
- 168. Viçosa do Ceará
Com entrega de mais um equipamento no Cariri, chega a 14 o númerode Museus Orgânicos em uma rede de fomento à tradição
Desfile do Senac na Mostra Cariri reúne personalidades e destacapujança cultural e econômica da Região
domingo, 27 de agosto de 2023
Confira a programação do último dia daMostra Sesc Cariri de Culturas 2023.
A Mostra Sesc Cariri de Culturas chega ao seu último dia de apresentações neste ano. Uma das atrações de encerramento será com o músico Pachelly Jamacaru, às 21h, na Praça Siqueira Campos, no Crato. Ainda na Música, às 18h, no Mirante do Caldas, em Barbalha e às 21h, na Cantina Zé Ferreira, em Juazeiro do Norte, acontecerá o show Nanda Moura Blues.
A Feira da Tradição acontece a partir das 17h, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro, com lançamento de cordel, Reisado de Congo Mestre Damião Cabeludo, Reisado Santa Luzia, Forró Pé de Serra K com Nós, Lira Nordestina – Zé Lourenço e Mestre Noza – Vanderlei.
Para quem gosta de Literatura, às 17h, no Memorial Patativa Do Assaré, em Assaré, tem um bate-papo sobre histórias e literatura de cordel, com Antonio Carlos da Silva e Rouxinol Do Rinare. Dentre a programação do Audiovisual, tem No Fim de Tudo, às 19h20, no Café Casa Ucá, no Crato.
No Centro-Sul, o público pode conferir Tradição, Artes Cênicas e Música. O Teatro da Ribeira Dos Icós, em Icó, será palco de duas apresentações: Xadado, às 18h e o espetáculo Terreiro Envergado, às 19h. Já no Teatro Sesc Iguatu, acontece o show O Caminho, com o artista Flauberto, a partir das 19h.
Confira a programação completa no site da Mostra Sesc Cariri de Culturas.
Mostra Sesc Cariri de Culturas
De 24 a 27 de agosto de 2023
Programação completa: https://www.
*Programação sujeita a alteração
Vasco Esporte Cratense é pentacampeão da Cidade !
sábado, 26 de agosto de 2023
Vasco E. Cratense e SPAC decidem neste sábado (26) o Campeonato Cratense Divisão Principal, no Mirandão
3º dia de Mostra Sesc com muito Circo,Tradição, Teatro e Gastronomia
Se você gosta de espetáculos circenses, então não pode perder o 3º dia da Mostra Sesc Cariri de Culturas (26 de agosto). No Teatro Adalberto Vamozi, no Crato, a partir das 10h, terá a apresentação do O Incrível Circo Flor. O Circo Caravana se apresenta em Juazeiro, no Teatro Patativa do Assaré, também às 10h, e na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, às 16, é a vez O Circo de Uma Mulher Só.
Já no Centro-Sul, tem Tradição com a apresentação de Repentes e Canções - Jonas Bezerra e Chico Alves na calçada do Teatro da Ribeira dos Icós, a partir das 18h. Em seguida, às 19h, também no Teatro da Ribeira dos Icós, o público pode conferir a peça Felpo Filva.
A programação do Senac inicia de manhã, no Sítio Fundão, no Crato. Ás 10h, tem um bate-papo sobre empreendedorismo e vivências no segmento da Gastronomia com o chef do restaurante Mocotó (SP), Rodrigo Oliveira. À tarde, as atividades seguem na Praça da La Favorita, em Juazeiro do Norte. A partir das 18h, tem a oficina Ser e Fazer, em que a chef Nilza Mendonça ensina a fazer uma Pequizada com maxixe e palma. Às 19h, para quem gosta de moda, acontece o desfile da coleção Aquaripe, feita através de uma colab entre 20 alunos do Senac Crato e a consultoria em moda sustentável Revoada.
Confira a programação completa no site da Mostra Sesc Cariri de Culturas.
Mostra Sesc Cariri de Culturas
De 24 a 27 de agosto de 2023
Programação completa: https://www.
*Programação sujeita a alteração
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Câmara do Crato recebe secretária municipal de Saúde, Marina Feitosa
Mais dois municípios cearenses adrem ao Programa Empresa Mais Simples
Baturité é o sexto município do Ceará a disponibilizar o programa de formalização de novos negócios
Artes Cênicas, Literatura e Moda movimentam 2º dia da Mostra Sesc
Segundo dia da Mostra Sesc Cariri de Culturas (25 de agosto), está cheia de atrações. No Crato, por exemplo, o espetáculo Felpo Filva, acontece a partir das 10h, no Teatro Adalberto Vamozi. Na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, o público pode conferir a apresentação de Olha a Palhaça no Meio da Rua, a partir das 16h. Para quem gosta de circo, em Altaneira, a partir das 17h, terá A Banda do Jerônimo: Uma Inusitada Banda de um Homem Só.
No Centro-Sul, tem literatura com Contos Populares Brasileiros de Esperteza, na unidade Sesc Iguatu, a partir das 14h. Em Icó, a partir das 19h, haverá a apresentação da peça Um Outro Conto de Fadas, no Teatro da Ribeira dos Icós.
A programação do Senac acontece na Praça da Lá Favorita, em Juazeiro do Norte. A partir das 19h, acontecem os desfiles com os alunos da UFCA e Senac; o de Rodrigo Tremembé, jovem indígena que também vai apresentar uma coleção; e o ganhador do concurso Jovens Criadores Senac, Caio, Caio Nascimento.
Confira a programação completa no site da Mostra Sesc Cariri de Culturas.
Mostra Sesc Cariri de Culturas
De 24 a 27 de agosto de 2023
Programação completa: https://www.
*Programação sujeita a alteração