O Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade de referência secundária vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, conta com equipamento de ponta para realização de exames e biopsia de material colhido.
Os dias Mundial do Câncer e Nacional da Mamografia são celebrados em 4 e 5 de fevereiro, respectivamente. O primeiro é uma campanha da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), cujo objetivo é mobilizar ações para o acesso à saúde da população; o segundo destaca a relevância do exame na detecção precoce de alterações nas mamas. A data foi instituída pela Lei nº 11.695 de 2008.
Durante todo o mês de fevereiro o IPC realiza atividades alusivas às datas. O câncer de mama é a segunda maior causa de mortalidade pela doença entre mulheres e o mais incidente no Brasil, depois do de pele. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê que, até 2025, 74 mil novos casos surjam no País.
A mamografia é uma importante ferramenta para o diagnóstico precoce. O IPC tem à disposição da população o mamógrafo digital, com capacidade para realizar 40 exames diários. Em 2022, o equipamento realizou mais de cinco mil mamografias. Para ter acesso ao procedimento, pacientes são encaminhadas por meio da Central Estadual de Regulação. Além do IPC, as policlínicas regionais também realizam o exame, via encaminhamento de unidades básicas.
A mamografia é um raio-x das mamas. No método, os seios são pressionados no aparelho; a compressão é necessária para produzir imagens mais nítidas. Para ter acesso ao procedimento, pacientes são encaminhadas por meio da Central Estadual de Regulação.
A ginecologista Christina Benevides, diretora médica do IPC, fala sobre os equipamentos para a realização dos exames e procedimentos para prevenção e tratamento do câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário