Poucas cidades do Brasil podem rivalizar com Juazeiro do Norte quando o assunto é turismo religioso. Mas Santana do Cariri, no Ceará, parece ter conseguido isso, apesar de ter menos de 20 mil habitantes. Tudo graças à história de Benigna Cardoso da Silva, uma adolescente de 13 anos assassinada em 1941.
Este é o município da primeira beata do Ceará e está sendo preparado para entrar no roteiro nacional de locais visitados pelos fiéis do maior país católico do mundo. São destinos que criam um mercado de comércio e serviços gerador de emprego e renda, a exemplo do que já acontece com a terra do Padre Cícero e também em Aparecida do Norte, interior de São Paulo, onde fica o santuário da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
"A movimentação é grande. Existe uma grande expectativa, há dois anos aguardamos essa solenidade de beatificação. Nós temos percebido um crescimento nas visitações, o Santuário de Benigna em Inhumas está sempre lotado. Outros segmentos do comércio, como pousadas, já estão com reservas para o período de romaria", afirma o secretário municipal de Cultura, Ypsilon Félix.
Muitos devotos da Menina Benigna já visitam Santana do Cariri há, pelo menos, 19 anos. É o número de romarias realizadas oficialmente, com apoio da Igreja Católica. Mas a expectativa para outubro é maior. No dia 24, uma solenidade com presença de cardeal será realizada para oficialmente declarar Benigna Cardoso da Silva como beata reconhecida pelo Vaticano.
A cerimônia será celebrada no Crato, por ser sede da Diocese, mas a ida dos devotos a Santana do Cariri é considerada obrigatória pelos devotos. Os rituais de respeito são todos realizados na cidade. A distância do Crato até lá é de 50 km. Há gente que parte de ainda mais longe. Daiane Miranda mora no Maranhão. Foi a Santana do Cariri ver de perto o santuário e recolher um pouco de água no poço de onde a menina saiu levando um pote instantes antes de ser assassinada.
O local do Martírio de Benigna, localizada no Sítio Oitis, é um espaço marcado pela fé. A trilha está concluída e sinalizada e deve receber muita visitação durante as romarias.
Outro lugar muito importante para os romeiros é o complexo da Menina Benigna. As obras estão com 35%, segundo a Superintendência de Obras Públicas do Ceará. O espaço é de 48 mil metros quadrados. A estátua da Beata Benigna deve ter mais de 30 metros de altura, tamanho maior que a do Padre Cícero, que tem 27 metros.
Por G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário