Novo RG passa a valer em todo o território nacional. No último mês, o governo federal informou que estaria criando a carteira de identidade digital. O documento pode ser solicitado pela internet, implementando um vencimento para atual versão. Entenda como ter o seu, abaixo.
Qual a diferença do novo RG?
Como explicitado anteriormente, o novo documento de identifica terá uma numeração única para autenticar o registro do titular. Ele poderá ser checado através da leitura de um QR code, o que significa que haverá a validação mesmo estando off-line.
Para ter acesso ao documento é preciso ir até a secretaria de segurança pública do seu estado. Todas as entidades já foram obrigadas e gerar o RG Digital de adequando as mudanças de emissão.
No caso daqueles que pedirem o novo RG, mas não têm o CPF, o próprio órgão criará automaticamente o registro.
Passo a passo para solicitar a nova versão do documento
- 1º passo: será necessário recolher as impressões digitais para que sejam inseridas na BDCN (Base de Dados de Identificação Civil Nacional) do governo.
- 2º passo: após o registro biométrico, será necessário baixar o aplicativo intitulado como Documento Nacional de Identidade (DNI), onde o cidadão deverá realizar um pré-cadastro (o aplicativo ainda não está disponível para download).
- 3º passo: na sequência, o cidadão deverá agendar atendimento em uma unidade físico ou virtual das secretarias de Segurança Pública para finalização da emissão do documento. O agendamento poderá ser feito pelo aplicativo DNI.
Informações disponíveis no RG Digital
- Identificação do órgão expedidor – número de identificação;
- Nome completo, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento;
- Foto em formato 3×4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), assinatura e impressão digital do polegar direito;
- Elementos novos para verificação da autenticidade (QR Code);
- Informações adicionais sobre o tipo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte.
Por @fdrnoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário