A Câmara Municipal do Crato realizou, nesta segunda-feira (30), as últimas sessões ordinárias do primeiro semestre de 2025, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. Ao todo, foram incluídas na pauta pelo presidente Matheus Leite (PDT) 18 matérias para discussão e votação.
Na Ordem do Dia, o plenário aprovou sete projetos de lei (sendo cinco do Executivo), um projeto de resolução, um projeto de lei indicativo e nove projetos de decreto legislativo. Todas as proposições foram aprovadas em votação única ou em duas votações, conforme o rito regimental.
Entre os projetos aprovados está o Projeto de Indicação nº 28/2025, de autoria do vereador Antônio Morais, que institui o Programa “Visão para Aprender”, determinando a realização de exames oftalmológicos em estudantes matriculados na rede pública de ensino do município.
Também foi aprovada a Mensagem nº 32/2025, enviada pelo prefeito André Barreto, que altera o salário-base dos servidores ocupantes dos cargos de fiscais de tributos.
Além dessas matérias, o plenário aprovou nove projetos de decreto legislativo que concedem Títulos de Cidadania Cratense a personalidades que prestaram relevantes serviços ao município. Os vereadores ainda deliberaram dezenas de requerimentos com pedidos de providências e informações endereçados a diversas secretarias municipais.
A partir desta terça-feira (1º), os trabalhos no plenário entram em recesso e serão retomados na primeira semana de agosto.
Sessão solene
Nesta segunda (30), a Câmara realizou também uma sessão solene para conceder o Título de Cidadão Cratense ao vereador de Juazeiro do Norte, Chagas Moura. A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara de Juazeiro, vereador Felipe Vasques, além de autoridades locais, familiares e amigos do homenageado.