quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Nível dos alunos melhora no CE, mas 53% termina Ensino Fundamental com aprendizado 'crítico' em Matemática





A parcela de estudantes da rede pública cearense que termina o Ensino Fundamental (EF) com desempenho “muito crítico” ou “crítico” em Matemática teve redução entre 2023 e 2024. Porém, eles continuam representando mais da metade dos alunos. Esse resultado reflete uma série de problemas, da vulnerabilidade social em que vivem muitos desses estudantes até a falta de estrutura adequada para o aprendizado.

Se em 2023 o Estado tinha 59% dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental com desempenho “muito crítico” ou “crítico” na disciplina, em 2024 essa proporção passou para 53%, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). No ano passado, o Estado teve o melhor resultado desde 2012, início da série histórica analisada pelo Diário do Nordeste. 

O índice foi medido no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), prova realizada anualmente pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nas 184 cidades cearenses para os alunos do 2º, 5º e 9º ano do fundamental e 3ª série do Ensino Médio. 

Das 87,6 mil crianças que estavam no 2º ano do Ensino Fundamental em 2024 (série que junto a 1ª tem como foco a alfabetização), 83,6% estavam alfabetizadas. Quando analisados os resultados por cidades - no qual é considerada a média de todas as escolas da rede que fizeram a avaliação -, três municípios não conseguiram atingir a pontuação que indica se a criança pode ser considerada alfabetizada

Mais informações no Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário