quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Ceará perde por 1 a 0 para o São Paulo em jogo de ida das quartas da Sul-Americana


Nino Paraíba se preparando para finalizar em partida contra o São Paulo, pela Copa Sul-Americana (foto: Felipe Santos/Ceará SC)

Resultado faz com que o Tricolor Paulista jogue pelo empate no jogo de volta, que acontece na próxima quarta-feira, 10, na Arena Castelão


O Ceará foi derrotado pelo São Paulo por 1 a 0 nessa quarta-feira, 3, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Conmebol Sul-Americana. O gol do clube paulista foi marcado por Nikão, aos 25 minutos do segundo tempo. O clube da casa ainda teve um pênalti a seu favor, que foi defendido por João Ricardo, e manteve o Vovô vivo na eliminatória.

Com o resultado, o Tricolor ganha a vantagem do empate para a partida de volta, que acontece na próxima quarta-feira, 10, na Arena Castelão. Uma vitória do Ceará por um gol de diferença leva o confronto para os pênaltis, e por dois ou mais gols, classificam o escrete de Marquinhos Santos.

Antes do jogo de volta, o Ceará tem compromisso no próximo sábado, 6, quando visita o Botafogo pelo Brasileirão, às 16h30min.

O jogo

Para a partida, Marquinhos Santos não podia contar com o colombiano Jhon Vásquez, que já havia sido inscrito na competição pelo Deportivo Cali, seu ex-clube. O técnico optou por utilizar Vina como falso 9 e trouxe Diego Rigonato como titular pela primeira vez. Iury Castilho também foi novidade entre os 11 do Vovô.

Mas aos 40 segundos de jogo, Rigonato sentiu a coxa, e até tentou seguir em campo, mas acabou tendo que ser substituído e deixou o terreno de jogo chorando, dando lugar a Fernando Sobral.

O São Paulo começou a partida com mais iniciativa, e rondou a área alvinegra nos primeiros 15 minutos, mas pouco conseguiu levar perigo. A melhor chance foi em um chute de Igor Gomes da entrada da área que a zaga bloqueou.

Depois o Ceará passou a sair mais para o jogo, mas também tinha dificuldades de infiltrar, e o duelo acabou ficando muito preso no meio campo e sem muitas chances de gol. No entanto, em dois lances, o Ceará conseguiu bolas em profundidade pelo lado direito que assustaram a equipe paulista.

Na primeira, aos 29 minutos, Nino Paraíba se antecipou ao zagueiro Léo, infiltrou, chutou forte, e a bola explodiu na trave. Na segunda, foi a vez de Richard Coelho se antecipar ao Miranda e dar um toquinho para o meio da área. Mendoza até alcançou e tentou dar um toquinho por cima, mas Felipe Alves se jogou na bola e evitou o gol do Alvinegro.

A resposta do São Paulo veio no finalzinho do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Léo, que saiu cara a cara com João Ricardo, mas o arqueiro do escrete preto-e-branco fez grande defesa.

No segundo tempo, o Tricolor paulista adiantou as linhas e passou a pressionar bastante a saída de bola do Ceará e, consequentemente, passou a criar mais chances. Já no primeiro minuto, Igor Gomes teve boa chance, mas Victor Luís chegou para cortar. Dois minutos depois, foi a vez de Luciano chutar no cantinho e João Ricardo cair para fazer uma boa defesa.

O São Paulo seguia empurrando o time alvinegro para trás, mas Luiz Otávio e Messias, em grande noite, tiveram um grande aproveitamento em desarmes e interceptações, evitando que o time da casa chegasse com mais perigo.

Aos 15, Marquinhos Santos colocou Cléber no lugar de Iury Castilho e recuou um pouco mais o Vina, e a resposta foi imediata. O camisa 29 puxou um bom contra ataque pela direita e cruzou para Mendoza, que chegava livre na área e, por pouco, não conseguiu a finalização.

Rogério Ceni colocou Nikão aos 19 minutos, e cinco minutos depois, o camisa 10 recebeu na entrada da área e acertou um chutaço de esquerda no cantinho para abrir o placar. João Ricardo ainda chegou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.

Depois do gol, o Ceará passou a sair mais para o jogo em busca do empate, mas também deixou mais espaços para o São Paulo contra atacar. E em uma dessas saídas em velocidade do clube paulista, Victor Luís acertou o cotovelo de forma involuntária em Calleri, o VAR chamou e o árbitro marcou pênalti.

O próprio argentino foi para a cobrança, e bateu no canto esquerdo de João Ricardo, mas o arqueiro fez uma bela defesa, e depois ainda pegou no rebote, mantendo o Vovô vivo no confronto.

O Alvinegro ainda ensaiou uma reação nos minutos finais, mas não foi o suficiente para evitar a derrota.


Por O POVO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário