quarta-feira, 31 de outubro de 2018

CRATO E.CLUBE pode se classificar para fase final hoje anoite



A partida desta quarta-feira, ás 19h, no estádio Mirandão, contra o JUAZEIRO, pode levar o CRATO E. CLUBE a classificação para fase final do Campeonato Cearense da 3a. divisão.  

O JUAZEIRO já perdeu os três jogos que disputou e só se classifica se vencer o CRATO de goleada, por 6 a 0, e depois torcer para o Campo Grande vencer o CRATO no próximo domingo. Então, o Crato .pode garantir sua classificação para fase final da competição no jogo logo mais. 

O técnico Jorge Luís (Bacalhau) promete para a partida de hoje um time mais aceso dentro de campo, partindo pra cima do adversário em busca do gol, desde o primeiro minuto do jogo.  Ele fez algumas modificações em relação ao confronto
contra o Campo Grande quando o time perdeu de 2 a 1.  



O atleta  Assizinho foi apresentado oficialmente à torcida do Azulão da Princesa e a imprensa esportiva na noite de ontem, no auditório da OAB. 


Presidente da Saaec presta esclarecimentos na Câmara

Na noite da última segunda-feira (29) os vereadores receberam a visita do presidente da Saaec, Iarlei Brito,
que prestou esclarecimentos sobre a atual situação da companhia de água. Ele citou que recebeu a Saaec com um débito de mais de R$12 milhões e na época não tinha consciência da gravidade dos débitos. 


Questionado pelos vereadores, o presidente falou que boa parte da encanação é antiga e declarou que quase 90% dos problemas de falta de água no município são ocasionados devido a oscilação na corrente de energia que acaba queimando as bombas e a Enel não dá nenhum tipo de suporte. Por conta disso a caixa d´água da companhia acaba esvaziada e consequentemente a maior parte das casas ficam sem o abastecimento.

Iarlei pediu a compreensão de todos para que continue sendo feita a reformulação na rede de abastecimento de água que custará em torno de R$48 milhões que inclui a instalação de hidrômetros em boa parte das residências para que não hajam prejuízos. Iarlei afirmou que os distritos dão prejuízos à Saaec por não terem os aparelhos medidores de consumo.

Os vereadores ainda aprovaram o projeto de Lei do prefeito municipal que dispõe sobre a criação do elemento de despesa que estabelece o orçamento anual. Logo após o presidente da casa Florisval Coriolano (PRTB) encerrou a sessão

Vereador Pedro Lobo participou da apresentação de Assizinho à torcida do Crato e imprensa esportiva


O vereador Pedro Lobo esteve presente na noite desta Terça -Feira na sede da OAB participando da apresentação do Atacante Assisinho ele que a partir de hoje vai vestir mais uma vez a camisa do time do Crato Esporte Clube.

Pedro Lobo na sua fala disse que só quem ganha e o time do Crato e desejou Boa sorte ao atleta Assisinho.



FONTE:  Blog do Gesso

Secretaria de Saúde do Crato realiza capacitação com agentes de endemias



A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Célula de Educação Permanente e do Núcleo de Endemias da SMS e da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA, realizou na manhã dessa terça-feira, 30, capacitação voltada para agentes de combate às endemias do Crato. 

O curso aconteceu no auditório do Lacen e foi ministrado pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA.

De acordo com a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, a secretaria está oferencendo o curso de atualização sobre as leishmanioses, com o objetivo de proporcionar aos agentes de endemias todas as informações acerca do conceito, diagnóstico, principais sintomas e sinais sobre tratamento. 

“A importância desse curso é porque os agentes de endemias são profissionais que estão diariamente nas casas da população, e eles se tornam capazes de identificar casos suspeitos da doença, bem como através do contato direto com as pessoas. Os agentes conseguem orientar a comunidade de como proceder para previnir casos da doença, bem como saber agir diante da presença de sinais e sintomas tanto em humano quanto nos animais”, frisou Arlene.

O agente de endemias Francilânio Felipe ressalta a importância da capacitação para o trabalho realizado no dia a dia nas casas das pessoas. “Sem dúvida esse é um momento que vem somar com nossos serviços para que possamos orientar a população de acordo com os procedimentos do Ministério da Saúde”, disse Felipe.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

O retorno de Assizinho: Apresentação oficial e coletiva de imprensa nesta terça-feira



E nesta quarta-feira, dia 31, às 19h, no Mirandão:

CRATO    X    JUAZEIRO    

(3a. divisão do Campeonato Cearense)

EXCLUSIVO ! Vereador Pedro Lobo agradece a votação que obteve na disputa para deputado estadual e fala sobre o futuro do Partido dos Trabalhadores




Aparentando otimismo e vislumbrando um futuro promissor para o Partido dos Trabalhadores, o Vereador Pedro Lobo (PT CRATO) concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Marcus Silva.  

Ele fez um agradecimento aos eleitores do Crato e do Cariri, que lhe deram mais de 10 mil votos, quando este disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará, nas eleições de 2018. 

Pedro Lobo disse que na condição de vereador, presidente do PT em Crato, coordenador regional do partido no Cariri e membro da executiva estadual, vai redobrar os trabalhos para junto com os demais filiados, militantes e simpatizantes, tornar o partido mais forte.

Inicialmente Pedro Lobo destacou o papel do povo durante as eleições, quando exerceu o seu papel. 
Ele ressaltou a grande votação do candidato à presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, que obteve 45%, cerca de 47 milhões dos votos válidos no país.  

Pedro Lobo disse que agora o partido vai se reunir e discutir uma agenda para defender os trabalhadores brasileiros, pois ele não acredita que o presidente que assume, a partir de janeiro de 2019, vá investir nas classes sociais mais humildes. Para ele, durante a campanha do presidente eleito, este em nenhum momento mostrou propostas em defesa da classe trabalhadora e das pessoas mais humildes do país. 

Pedro Lobo agradeceu ao povo do Crato pelos 85% dos votos válidos  destinados a Fernando Haddad.  "Foram cerca de 60 mil votos. Uma grande votação, afirmou Pedro. 

Para ele, isto foi o fruto do trabalho dos governos de Lula e Dilma, do governador Camilo Santana, do PT do Crato, do prefeito Zé Aílton Brasil, dos vereadores que se engajaram na campanha e de todos os partidos, instituições e setores da sociedade civil organiza envolvidos.

Pedro Lobo agradeceu ainda aos mais de 10 mil votos que recebeu do eleitor da região do Cariri, que escolheram seu nome para deputado estadual. Só no Crato foram mais cinco mil votos. O vereador afirma que saiu fortalecido e estimulado para redobrar os trabalhos, visando o seu futuro político e da sociedade. 

Para concluir, Pedro Lobo destacou que o PT vai se reunir nacionalmente e depois a executiva estadual já deve se reunir também, ainda esta semana. Para ele, o partido entende que saiu fortalecido com a eleição de 4 governadores e os 54 deputados federais eleitos, mais a grande votação de Haddad em todo país.  "Mais precisamos fazer nossas avaliações internas, disse Pedro.

No Crato Pedro Lobo ressaltou que a tendência é o PT ganhar mais filiados. "O diretório vai está aberto para receber o povo". Vamos trabalhar por isso', disse o vereador. 

Sobre sucessão municipal de 2020, Pedro Lobo enfatizou que este é um assunto para conversar primeiro de forma interna com o partido e depois ouvir a sociedade no momento certo, mas mão afirmou que o PT terá candidatura própria nas próximas eleições municipais.  













Vereador Tico da Serrinha solicita à gestão municipal melhorias para praça no bairro Independência


Através de requerimento já aprovado na Câmara Municipal do Crato e de ofício enviado ao secretário de Infraestrutura do município, José Muniz, o vereador Tico da Serrinha - PSC solicita melhorias para praça que dá acesso às ruas J.P.B de Menezes e Sargento George Teles, em frente ao posto de gasolina, no Bairro bairro Independência. 

No requerimento, o vereador Tico da Serrinha, solicita a Município, a instalação de grades protetoras, bem como o conserto de bancos  na referida praça, a reforma daquele espaço público. 


O vereador informa à comunidade a ser beneficiada que agora aguarda a resposta do órgão competente.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O jogo da reabilitação: Crato x Juazeiro / nesta quarta-feira, às 19h, no MIRANDÃO


Mostra Nacional de Contadores de Histórias será no Gesso



A 3ª edição da Mostra Nacional de Contadores de Histórias será realizada no período de 28 de novembro a 01 de dezembro, na Comunidade do Gesso, no Crato. 

A Mostra tem o objetivo de dialogar e potencializar os saberes e fazeres dos contadores de histórias da região do Cariri e também integrar o Território Criativo do Gesso.  O evento consistirá de oficinas, apresentações e rodas de conversa  nas escolas circunvizinhas e no Terreiro do Coletivo Camaradas.  Deverão acontecer também ações em Juazeiro e Barbalha.  

A Mostra é uma realização conjunto do Coletivo Camaradas, Coletivo de Narradores do Cariri e Balaio de Histórias. A Mostra é uma idealização da professora e narradora Elisabete Pacheco. Segundo a idealizadora da Mostra,  a região do Cariri é rica em narrativas orais e é crescente a quantidade de profissionais na área. Elisabete Pacheco destaca que a contação de histórias é um importante instrumento educativo.

sábado, 27 de outubro de 2018

Falta de reconhecimento






Nada contra a homenageada. A reconhecemos como uma mulher sábia, humana, guerreira e com serviços prestados, principalmente às áreas de educação, cultura e artes.  Mas, a professora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau recebeu uma justa homenagem quando teve o seu nome indicado para identificar a Escola Profissionalizante do Crato, na Avenida Teodorico Teles, entre outras homenagens já recebidas, merecidamente. 

O Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri, que será instalado  no prédio onde já funcionou o SESI, na Avenida Padre Cícero, em Crato, bem que poderia ser chamado de Mestre da Cultura Popular Correinha, que dedicou uma vida inteira à cultura e às artes, inclusive no próprio SESI, criando, ensinando e preservando. Um poeta que cantou em prosa e verso as belezas do Crato.  Ou tantos outros que têm uma marca de luta, de resistência e de realização pela nossa terra.





sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Mutável e permanente como a arte, Teatro Sesc Patativa do Assaré completa dez anos de fundação





1

Dez anos atrás, a fervilhante produção artística do Cariri necessitava de uma casa de arte para receber espetáculos de teatro, música, dança e diversas linguagens criadas pelos artistas da região. Da mesma forma, os moradores mereciam um local com estrutura apropriada, onde pudessem apreciar o encantamento da arte no seu cotidiano e ter acesso contínuo a atrações culturais.Este equipamento cultural sonhado por tantos caririenses abriu as portas no dia 7 de novembro de 2008, batizado como Teatro Sesc Patativa do Assaré. 

Na época, acontribuição de milhares de empresários do comércio, associados ao Sistema Fecomércio Ceará, tornou possível seu erguimento e segue ainda hoje mantendo suas atividades.




Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Sesc Ceará comemora a primeira década de fundação, com programação especial de aniversário. Em Juazeiro do Norte, acontecem espetáculos teatrais, exposições, palestras e shows. No dia 4/10, às 20h30, os músicos Waldonys, Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Ana Paula Nogueira e o sanfoneiro Ranier Oliveira cantam repertório de canções queridas do público caririense.

Na segunda-feira, às 19h, será lançado o quadrinho Os Reisados do Cariri Cearense, seguido do espetáculo do Grupo Ninho de Teatro. Na terça, o lançamento será do cordel: Patativa do Assaré em Todos os Cantos; a peça da Cia. Livremente de Teatro será encenada na sequência. Na quarta-feira (7), também às 19h, o grupo paulista Núcleo Toada apresenta o espetáculo “Terceira Toada para João e Maria - Descorrigindo Chico”. (ver programação completa).

Portas abertas
Todos os anos, a programação artística do Sesc do Cariri chega para duzentas mil pessoas em média. Boa parte dela é abrigada pelo Teatro Patativa do Assaré ematrações permanentes, como Semana de Dança do Cariri, Semana Sesc de Artes Integradas,  Mostra de Bandas Sesc Sonoridades, Estacionamento da Música, Palco Giratório e a grande Mostra Sesc Cariri de Culturas.
Companhias locais de teatro, como a Cia. Livre Mente, e atores nacionais como, Eduardo Moscovis, Marjorie Estiano, Felipe Abib, Luís Melo, Eriberto Leão, já se apresentaram no local, além de músicos como Cidade Negra, Fafá de Belém, Toquinho, Jorge Vercillo e vários outros.
Para a população de Juazeiro do Norte, este espaço cultural do Sesc está aberto o ano inteiro com exibições de cinema, peças teatrais, shows com entradas gratuitas ou a preços populares. “Qualquer pessoa, grupo ou escola que queira conhecer o Teatro pode vir”, convida Sérgio Magalhães, supervisor de cultura da Unidade Sesc em Juazeiro do Norte.
Os artistas que desejam apresentar seus espetáculos podem participar da chamada pública do Sesc,  que recebe propostas todos os anos, e também enviar suas pautas, documento enviado ao Programa Cultura apresentando a  atração e solicitando o espaço.
Luiz Gastão Bittencourt presidia a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) na época em que o Teatro Patativa do Assaré estava sendo idealizado. O equipamento cultural simboliza o esforço da instituição em democratizar o acesso à cultura em todo o estado.
“Por ser um berço da cultura, extremamente importante para o Brasil, é que o Cariri tornou-se também um lugar tão relevante para o Sesc e para todo o Sistema Fecomércio. Com unidades operacionais no Crato e em Juazeiro do Norte, as duas maiores cidades do Cariri, e também com ações distribuídas por todo o ano, nas 28 cidades, temos condições de contribuir para o fortalecimento tanto da cultura, como também, de toda a economia da região. Por isso, o sonho e a consolidação do Teatro Patativa do Assaré sempre esteve nessa mesma direção: nos apoiar e ser espaço para a realização de um amplo programa de valorização e divulgação da cultura, além de potencializar valores e iniciativas, das mais diversas, que tem espaço assegurado naquele equipamento”, afirma

Nasce um teatro inovador
A concepção do Teatro Patativa do Assaré incorporou as ideias mais vanguardistas em arquitetura cênica. O espaço foi projetado pelo arquiteto Robson Jorge Gonçalves para adaptar-se ao dinamismo da dramaturgia, dando possibilidades aos diretores de modificar a posição do palco e da plateia em cinco diferentes configurações.
No modelo clássico de teatro, o italiano, a plateia fica de frente para o palco. No elizabetano, a plateia de até 350 pessoas envolve o palco na frente e nas laterais. Já no formato semiarena, o público posiciona-se em uma meia-lua, enquanto na estrutura de arena o palco fica completamente rodeado pelos espectadores. É possível também estruturar o formato passarela, utilizado em desfiles.
Na época em que este centro de espetáculos foi construído, o mundo das artes começava a definir o conceito dos teatros multiconfiguracionais. O arquiteto aponta que o teatro da Unidade Sesc em Juazeiro do Norte foi uma experiência já consolidada de como são essas arenas versáteis.
“O Teatro Sesc Patativa do Assaré se beneficiou por ser resultado de uma soma de experiências anteriores, sendo um dos maiores que projetei. O embrião desse tipo de espaço no Brasil, segundo o livro Teatros do Rio do cenógrafo e professor José Dias, foi o teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro, o qual reformei e modernizei nos anos 90, iniciando uma trajetória de projetos que chegou ao Patativa”, diz Robson Jorge.
Neste ano, dez projetos de Robson Jorge, entre eles o teatro do Sesc,  foram compilados no livro “Teatros multiconfiguracionais: o espaço cênico experimental como um jogo de armar”, lançado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Ao longo de sua primeira década, o Teatro permitiu que os grupos explorassem suas diversas alternativas. Na cenografia de “Concerto de Ispinho e Fulô”, o coletivo paulista Cia Tijolo transformou o espaço em uma arena para encenar a história sobre vida do poeta que dá nome ao equipamento cultural, o cordelista Patativa do Assaré.
Além de sua versatilidade cênica, há tecnologia de som e imagem à disposição dos artistas e do público. “Seu equipamento cenotécnico e de iluminação cênica é dos mais modernos, e sua infraestrutura de apoio é ótima: camarins, cabine de controle, depósitos e áreas técnicas”, detalha.

O teatro do Cariri
O jornalista, professor e pesquisador Magela Lima acompanha a cena cultural no Ceará há mais de quinze anos. Doutor em Artes Cênicas, crítico de Teatro, Magela foi editor de Cultura do Jornal O POVO até 2012, e em seguida assumiu a Secretaria de Cultura de Fortaleza até 2016.Em seu trabalho jornalístico, cobriu a Mostra Sesc Cariri de Culturas, este projeto do Sesc existente há 19 anos e que reúne a artistas do Cariri, do Brasil e de outros países. Ele avalia que este contexto foi propício para o surgimento do Teatro na cidade de Juazeiro.
“Vi esse movimento de um teatro sonhado, desejado, projetado, executado e depois ocupado. O Cariri é um berço cultural extremamente importante, diversos artistas foram intelectualmente e culturalmente formados lá. O Teatro Patativa do Assaré foi criado para dar conta de uma criação teatral extremamente importante que o Juazeiro já tinha”, avalia Magela.
O programa nacional de Cultura do Sesc é outro fator importante para diversificar o intercâmbio criativo na região. “A grande força do Patativa do Assaré, que é um dos melhores teatros que a gente tem no Ceará, é dosar essa excelente qualidade física e técnica com essa ampla rede de cultura que o Sesc disponibiliza”, diz ele.
Programação:

4/11 – Domingo
Abertura da Exposição: 10 Anos do Teatro SESC Patativa do Assaré
Artistas: Exposição Coletiva
Horário: 19h
Local: Foyer – Entrada do Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: Livre                                             

1º Encontros Musicais
Apresentação musical com os artistas:
Waldonys, Fábio Carneirinho, Ana Paula Nogueira e Ranier Oliveira.
Horário: 20:30h
Local: Terreiro da Mestra Margarida
Classificação: Livre (adulto)
Troca de ingressos por Intens. de Higiene pessoal e produtos de limpeza para o Mesa Brasil


5/11 – Segunda-feira
Lançamento do Quadrinho: Os Reisados do Cariri Cearense em Quadrinhos
Artistas: Allan Jefferson da Silva – Juazeiro do Norte/CE
Horário: 19h
Local: Foyer – Entrada do Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: Livre                                              

Espetáculo: Avental Todo Sujo de Ovo
Grupo Ninho de Teatro – Crato/CE
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: 12 anos 
Distribuição de ingressos a partir de duas horas antes do inicio do espetáculo                                             
Com texto do dramaturgo cearense Marcos Barbosa, o espetáculo estreou no início do ano de 2009. Trata da relação familiar, com seus sentimentos, suas limitações e suas in/verdades. Propondo uma intimidade com o público, o elenco convida os espectadores a visitarem a casa de Alzira e Antero, o casal que há 19 anos, junto à comadre Noélia, vive a angustiante espera do filho Moacir, que sumiu de casa aos nove anos de idade. Este cotidiano só se modificará a partir da inesperada visita de Indienne Du Bois. Para promover a atmosfera de intimidade, essa história é contada em espaço cênico de semi arena, sobre um tapete de arroz a uma distância mínima do público, provocando neste, um reflexivo e ativo olhar sobre as relações familiares.

6/11 – terça-feira
Palestra e lançamento de cordel: Patativa do Assaré em Todos os Cantos
Artistas: José Jesus Leite – Assaré/CE
Horário: 19h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: Livre                                              

Espetáculo Teatral: Esperando Comadre Daiana
Grupo: Cia. Livremente de Teatro – Juazeiro do Norte/CE
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: 12 anos
Distribuição de ingressos a partir de duas horas antes do inicio do espetáculo                                               
Com um tema genuinamente nordestino, a comédia Esperando Comadre Daiana, escrita pelo dramaturgo Emmanuel Nogueira - premiado em concursos de dramaturgia nacional e local, com destaque para os primeiros lugares no “Prêmio Funarte de Dramaturgia/2005 - Região Nordeste e no 4º Concurso Nacional de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho – de Porto Alegre – RS, conta a história de duas mulheres recatadas, nordestinas e interioranas (Esmeralda e Venância), que resolvem fazer da criada (Perpétua) a afilhada da princesa Daiana”. Elas acreditam cegamente que esta ação trará reconhecimento, fama e fortuna, mudando para sempre suas simplórias vidas de mulheres do interior. Para verem seus sonhos realizados escrevem uma carta para a princesa Daiana, dando notícia do batismo e da aguardada visita.
Deste modo, a peça faz um passeio pelas crenças e costumes que envolvem a cultura nordestina. E, a partir do riso, elabora uma crítica a esse narcisismo às avessas, a essa idolatria ao outro, ao estrangeiro, que insiste em emparedar todos nós – cearenses / nordestinos, afinal, deixa-se de (re) conhecer os valores locais em benefício de valores outros, distantes, construído de modo vertical e homogêneo pela mídia e a indústria do entretenimento.


7/11 – Quarta
Espetáculo: Terceira Toada para João e Maria - Descorrigindo Chico
Grupo Núcleo Toada – São Paulo/SP
Horário: 19h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: 12 anos
Distribuição de ingressos a partir de duas horas antes do inicio do espetáculo
João e Maria, no intuito de reconstruírem sua relação, saem numa viagem a dois. Esse é o mote dessa Terceira Toada: a tentativa de lidar com o tempo que não para de passar. O casal se depara com as crises da meia idade, o corpo, as rugas, as novas manias, as perdas. Como enfrentar o tempo que vai passando, as mudanças do mundo, as alegrias e os medos que surgem com o passar dos dias. Estão mais maduros, é verdade.
O espetáculo é uma celebração à vida, construída junto com a plateia. Tudo ao som de Chico Buarque.

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio
Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce
Instagram: sescce

Vereador Tico da Serrinha (PSC) tem requerimento atendido pelo prefeito Zé Aílton Brasil



A gestão municipal do Crato, através do prefeito Zé Aílton Brasil,  atendeu ao requerimento do vereador Tico da Serrinha (PSC), aprovado pela Câmara Municipal e pavimentou com massa asfáltica a Rua Madre Ana Couto, localizada no Centro da cidade.

Desta forma, o vereador Tico da Serrinha agradece ao gestor municipal por ter atendido ao seu requerimento, compreendendo a  justificativa do mesmo.  

Tico da Serrinha disse que já conseguiu aprovar diversos requerimentos, solicitando melhorias para outras áreas da cidade e da zona rural do Crato. 




CRATO: Gestão Municipal visita obras do Residencial São Bento I e II, do programa Minha Casa Minha Vida



O prefeito Zé Ailton Brasil visitou na manhã dessa quinta-feira (25), as obras da construção das 982 unidades habitacionais do programa Residencial São Bento I e II, do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizado na Vila São Bento. A obra tem um investimento de aproximadamente R$ 74 milhões de reais, com recursos do Governo Federal, através do Ministério das Cidades e contra partida da Prefeitura Municipal do Crato, gerenciados pela Caixa Econômica Federal. 


Segundo o Secretário Municipal de Infraestrutura, José Muniz, esse é o momento de apresentar o andamento da obra à comunidade do Crato e aos representantes políticos que batalharam por esse projeto, como o prefeito Zé Ailton e uma comitiva de vereadores que estiveram acompanhando e fiscalizando as obras. 

Acompanharam o gestor, os vereadores Florisval Coriolano, Amadeu de Freitas, Bebeto Anastácio, Thiago Esmeraldo, Adil, Tico da Serrinha, Antônio de Mano, professor Gilson, Guri e Renan Almeida. Além do Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil e do Assessor Especial do Gabinete, Rondinele Brasil.

O prefeito Zé Ailton conheceu o modelo das casas, que estão bastante avançadas, e que tem previsão de serem entregues aos beneficiados nos próximos 10 meses. Ele comemora o andamento da obra e ressalta que esse é um momento de grande alegria, pois em época de crise, o Crato é um dos municípios do Ceará que tem o maior investimento. “Estamos com 230 homens trabalhando nesse canteiro de obras e pretendemos chegar em dezembro com 1000 trabalhadores”, disse o gestor. 

De acordo com Zé Muniz, o município do Crato passa por um momento muito especial. Segundo ele, apesar da crise que o país enfrenta, o município movimenta hoje, recursos altos, como sistema de abastecimento d’água, em torno de R$ 50 milhões de reais, um canteiro de obras como um conjunto habitacional de R$ 74 milhões de reais, além de investimento na parte de infraestrutura, pavimentação asfáltica e pedra tosca com investimentos de mais de R$ 40 milhões de reais, e as obras de edificações, como a reforma do Centro de Especialidades do Crato (Posto da Grota) e construção de postos de saúde.

O secretário destaca que em breve, a Prefeitura estará se mobilizando pra montar uma equipe para atender a população para a fase das inscrições, que ficará com a responsabilidade da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SMTDS). “Hoje o Crato passa por uma realidade muito boa comparando com outros municípios. Recebemos um gráfico da Caixa Econômica que coloca o Crato em primeiro lugar em locações de recursos gerenciados pela Caixa Econômica vindo do Governo Federal, graças aos trabalhos da equipe comprometida da gestão em obter êxitos nos projetos aprovados junto ao Governo Federal”, frisou Zé Muniz.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas consolida-se como maior difusora das artes no Brasil



Grande Encontro e apresentação de Milton Nascimento marcam realização da 20ª edição da Mostra e 70 anos do Sistema Fecomércio


Como propagador da cultura, uma das maiores heranças sociais da humanidade, o Sistema Fecomércio – Ce, marca junto aos 70 anos da instituição, a chegada da 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. De 16 a 20/11, a programação especial celebra vinte edições de um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil. São mais de 300 ações gratuitas, distribuídas em 26 cidades da região do Cariri cearense, com expectativa de 300 mil pessoas de público. A programação completa está em www.mostracariri.com.br e no App “Mostra Cariri”, já disponível nas plataformas Android e iOS.



Nesta edição, artistas e espectadores compartilham experiências no teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. A programação convida público e artistas para um verdadeiro intercâmbio entre o fazer arte e suas expressões, reflexões quanto às questões de acessibilidade na arte, discussões sobre sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial e lugar de memória. Marcam ainda esta edição a inauguração de mais um Museu Orgânico dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, o Museu Oficina do Mestre Françuli, na cidade de Potengi. A descentralização das ações é garantida com a realização do Circuito Patativa do Assaré, que leva espetáculos de rua pelos municípios, e iniciativa Tem Forró no Cariri – circuito com artistas cearenses, valorizando essa expressão genuinamente nordestina.   



"A Mostra Sesc Cariri de Culturas chega a sua vigésima edição como um dos marcos da atuação do Sistema Fecomércio no Ceará. Hoje é considerada a primeira e maior Mostra Cultural do Brasil, integrando grande quantidade de linguagens a partir da Região do Cariri. No seu histórico, tornou-se palco das mais diversas manifestações da arte. Mas o legado da Mostra também está presente no desenvolvimento socioeconômico da Região e, principalmente, na transformação das pessoas que visitam, participam e trabalham na Mostra. É este valor humano que continuará nos norteando para os próximos anos,” declara Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio.



Programação em números
Em cinco dias de Mostra, acontecem atividades em literatura, música, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e tradição popular, reforçando a proposta de pluralidade e descentralização do projeto. São 80 trabalhos selecionados por curadoria, protagonizados por mais 2.500 artistas, mestres de cultura, pesquisadores e que levam ao público suas ideias, comportamentos e práticas sociais, em forma de apresentação. Após seleção de curadoria, os estados que conquistaram maior destaque foram Ceará, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. No total, a programação tem a participação de 13 estados da federação.



A Mostra não tem caráter competitivo, mas todos passaram por curadoria após inscrição via edital online. As exceções são os cerca de 110 grupos de tradição popular e artistas convidados para os shows de abertura e encerramento. Este ano, a programação dos shows é marcada pela participação de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença em O Grande Encontro (16/11 – Juazeiro), turnê alusiva aos 20 anos, desde a junção dos parceiros no palco. Milton Nascimento também sobe ao palco da Mostra (20/11 - Crato) numa homenagem ao Dia da Consciência Negra, data que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo e líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta de combate à escravidão.

Destaques na edição comemorativa  
Na celebração das vinte edições, artistas e público ainda participam de atividades que ampliam a dimensão das vivências e estimulam as práticas socioculturais e socioambientais. Com o Seminário Arte e Pensamento, dias 19 e 20/11, estudiosos, técnicos, artistas e público participam de um momento de discussões e reflexões sobre o patrimônio cultural imaterial na contemporaneidade. A atividade conta com a Mesa Internacional e a representação da Universidade de Coimbra. 

Também será lançado o Selo e o Carimbo Comemorativo dos Correios, que homenageia o registro histórico da 20ª edição da Mostra, incentivando a filatelia. Somando as novidades, tem ainda uma exposição de 20 edições da Mostra a partir de fotografias históricas e com a experiência sensorial da reprodução de algumas das imagens em xilogravura, proporcionando o toque e nova perspectiva de contemplação.   

A abertura de mais um Museu Orgânico dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, o Museu Oficina do Mestre Françuili, em Potengi, é somado aos legados da Mostra Sesc Cariri de Culturas. O projeto reconhece novos lugares para o fortalecimento da história, memória e sabedoria dos ícones da cultura de tradição. A inauguração oficial do espeço, acontece no dia 15/11, às 16h.

No Papo Criativo, outro espaço de intercâmbio, acontece interações e reflexões com rodas de conversas entre artistas, agentes culturais, integrando produtores culturais, vindos de outros estados, com os da região. São compartilhadas experiências sobre processo criativo, método de trabalho, produção e sustentabilidade cultural, com a intermediação dos curadores convidados.

Convocando a todos para atitudes cada vez mais sustentáveis, com o Pensando Verde, o público participa de oficinas, vivências e ainda pode trocar livros por mudas de plantas. Já na Feira Popular de Cultura, a economia criativa é um dos principais pontos, fortalecendo os artistas da região que mostram suas habilidades e ainda têm a oportunidade de vender seus produtos aos visitantes.


Além das apresentações de tradição popular, que destacam as casas dos mestres de cultura, que recebem o público em seus terreiros, a Mostra dá espaço para uma das manifestações artísticas mais populares do Nordeste, o forró. É a programação do Tem Forro no Cariri – Circuito de apresentações com apresentações de Orquestra de Sanfonas do Ceará, Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro, Na Base da Chinela, Jorge de Altinho, Ana Paula Nogueira, Amelinha e Ermano Morais.

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Ao longo das 19 edições, de 1999 a 2017, mais de 6 milhões de pessoas já acompanharam peças de teatro, apresentações musicais e de dança, grupos de tradição popular, exposições, entre muitas outras atividades. Sem falar na participação de artistas, que na 1ª edição eram 250 e em 2018 chegam a 2.500. A abrangência de programação da Mostra é outro marco, partiu de 1 município (Crato) e está, atualmente, em 26 cidades da região do Cariri.   

Desde 2004 (6ª edição), a Mostra não tem caráter competitivo tornando-se espaço de estímulo à produção, nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios culturais, favorecendo o desenvolvimento de projetos colaborativos, nas mais variadas categorias. Os artistas, de todas as regiões do Brasil, veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense.


Serviço:
20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 16 a 20 de novembro
Local: Região do Cariri (Polos Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda)
Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS

Acesso: Para abertura e nos espetáculos e apresentações em lugares fechados é necessária a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis a serem trocados pelo ingresso 1 hora antes do espetáculo,