sexta-feira, 23 de maio de 2025
Câmara do Crato aprova moções, projeto e delibera mais de 20 requerimentos
Hospital Universitário do Ceará já tem mais de 5 mil atendimentos realizados
quarta-feira, 21 de maio de 2025
Deputado André Figueiredo é escolhido para integrar nova entidade jurídica do Cariri
terça-feira, 20 de maio de 2025
Ministro do STJ será Presidente de Honra da Academia Caririense de Direito
Prefeitura do Crato realiza Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado, 24, das 8h às 12h, o Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca. A ação acontecerá no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Municipal, localizado no Centro de Especialidades do Crato.
Na ocasião, serão realizadas avaliações bucais, e se identificado a presença de lesões, serão realizados procedimentos de coleta, biópsia e encaminhamento para tratamento gratuito.
Considerado um dos dez tipos de tumor mais comuns no país, o câncer de boca acomete mais os homens acima de 40 anos, fumantes, pessoas que bebem, usam prótese, e com ferida na boca que não cicatriza. A doença afeta a língua, lábios, céu da boca, gengivas e bochechas.
Plano Municipal de Prevenção à Violência do Crato é apresentado e debatido em audiência pública

Com iniciativa voltada a construção coletiva de políticas públicas para a promoção da cultura de paz, proteção social e fortalecimento das redes de prevenção no município, foi realizada na noite da segunda-feira, 19, no Anexo da Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para apresentar e discutir o Plano Municipal de Prevenção à Violência 2030.
Idealizada pela Prefeitura do Crato, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, a audiência compõe parte do processo que contou com a escuta da sociedade civil, de entidades representativas, gestores públicos e cidadãos, promovido pelo programa Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência - PreVio.
Na ocasião, o vice-prefeito, Dr. Leitão Moura, representando o prefeito André Barreto, ressaltou a importância do trabalho em conjunto, da integração dos segmentos para se construir o plano. "Precisamos fortalecer a busca pela melhor qualidade de vida do cratense", disse.
Após a apresentação do plano, que trouxe eixos pensados e construídos a partir de dados estatísticos e consultas intersetoriais envolvendo áreas como segurança, juventude, cultura, esporte, educação, saúde e assistência social, os participantes sugeriram quais outros segmentos precisam ser inseridos no plano do nosso município.
Também estiveram presentes, o diretor do Instituto Cidade Segura, Alberto Kapittke; a Assistente de Gestão da equipe de Governança do Previo, Pedrita Ferreira; o líder de Projetos da Macroplan, Fernando Saraiva; o defensor público Anderson Santana; e representantes das secretarias de Direitos Humanos, Segurança Pública, Assistência Social e Cidadania, Saúde, Esporte e Juventude, Educação, Casa da Mulher Cratense, Conselho Tutelar, Conselho Municipal LGBT, Grunec, Frente de Mulheres do Cariri, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, Escritório Frei Tito e Casa da Mulher Cearense.
As contribuições para o plano também podem ser feitas de forma online, no link abaixo, até a próxima sexta-feira, 23 de maio.
Texto: Liz Bitu
segunda-feira, 19 de maio de 2025
Em comemoração das mães cozinheiras do Ceará Sem Fome no Cariri, deputado Pedro Lobo destacou a grandeza do programa para o combate à insegurança alimentar
Seminário encerra Campanha Faça Bonito, no Crato, com debate sobre proteção da Criança e do Adolescente

Um momento de reflexão da Campanha Faça Bonito, iniciada no último dia 12, foi realizado com o Seminário sobre "A intervenção intersetorial para a proteção da criança e do adolescente vítima de violência sexual". O evento, em sua segunda edição, foi aberto na manhã da sexta-feira, 16, na sede da OAB - Subseção do Crato, com público voltado ao debate da realidade associada à temática na cidade do Crato.
A abertura contou com a presença de autoridades ligadas à instituições que atuam na garantia de direitos relacionados às crianças e adolescentes. O secretário de Assistência Social e Cidadania do Crato, Rondinele Brasil, ressaltou a importância de reunir os profissionais, para o debate de um tema tão sensível e necessário. Atualmente, o Crato assiste 114 crianças vítimas de maus tratos, abusos e violência sexual. "Poderíamos não estar nesse momento aqui reunidos, mas há uma necessidade e é muito importante buscarmos alternativas para minimizarmos, o quanto possível,esse problema seríssimo em nossa sociedade", disse.
O evento contou com a presença de magistrados, advogados, parlamentares, conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, servidores de diversas secretarias, estudantes e representantes da sociedade civil organizada. "Juntos, discutimos formas de fortalecer a proteção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, reafirmando nosso compromisso com a justiça e a defesa dos direitos humanos", enfatizou Rondinele.
Debates
O painel de abertura foi realizado pelo juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do Crato, José Flávio Morais, com mesa mediada pela Secretária Executiva de Assistência Social e Cidadania, Ticiana Cândido, sobre o histórico das legislações no âmbito dos diretos da criança e do adolescente: avanços e desafios. Um momento, segundo ele, de fazer um apanhado geral da legislação e mostrar o que realmente avançou e os desafios que estão sendo enfrentados, além do que é possível fazer agora com a proteção integral no Brasil.
À tarde, houve a participação do deputado estadual e advogado Renato Roseno, que abordou o tema "Fortalecendo os direitos das crianças e dos adolescentes: desafios e oportunidades no âmbito do legislativo". Antes, foi apresentada a temática sobre o combate à violência sexual, prevenção e denúncia de suspeitas - uma análise acerca das ações da Rede de Proteção Municipal (Judiciário, MP, Conselho Tutelar, CREAS), com Técnicos do CREAS e do Conselho Tutelar). O evento é uma realização da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Crato, da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Crato, ESA-CE e APDMCE.
Texto: Elizangela Santos
Centro de Zoonoses leva vacinação antirrábica e teste de leishmaniose a zona rural do CRATO

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de 19 a 23 de maio, das 8h às 11h30, vacinação antirrábica e realização de teste de Leishmaniose na zona rural. Os vacinadores estarão vacinando cães e gatos a partir dos 3 meses de vida.
De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde, o acompanhamento atrelado à vacinação tem se mostrado eficaz para evitar a circulação da doença no município. Além da vacinação nas localidades, a vacina antirrábica também é disponibilizada durante todo o ano no Centro de Zoonoses.
Os tutores dos animais devem adotar os seguintes cuidados para a vacinação: utilizar focinheira em cães de maior porte ou bravos; os animais devem ser levados por responsáveis adultos; e a contenção dos animais é de responsabilidade dos tutores.
Confira a programação
Dias 19/05 (segunda) e 20/05 (terça)
Localidades: Vila Gregório e Sítio Altos
Dias 21/05 (quarta) e 22/05 (quinta)
Localidades: Catingueira e Vila Porfírio
Dia 23/05 (sexta-feira)
Localidade: Sítio Pai Mané
Texto: Liz Bitu
Audiência Pública discute o Plano Municipal de Prevenção à Violência nesta segunda-feira, 19

A Audiência Pública para apresentar e discutir o Plano Municipal de Prevenção à Violência acontece nesta segunda-feira, 19 de maio, às 18h, no anexo da Câmara Municipal de Vereadores do Crato. A iniciativa é voltada à construção coletiva de políticas públicas para a promoção da cultura de paz, proteção social e fortalecimento das redes de prevenção no município.
A audiência faz parte do processo de escuta da sociedade civil, entidades representativas, gestores públicos e cidadãos, promovido pelo programa PreVio (Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, e a Prefeitura do Crato.
Durante o encontro, serão apresentados os eixos estratégicos do plano, construído com base em diagnósticos sociais, dados estatísticos e consultas intersetoriais, que envolvem áreas como educação, segurança, assistência social, saúde, cultura e juventude. A proposta é consolidar ações integradas e preventivas, com foco na redução das desigualdades sociais e na promoção de territórios mais seguros e saudáveis.
Serviço
Audiência Pública - Plano Municipal de Prevenção à Violência
Data: Segunda-feira, 19 de maio
Horário: 18h
Local: Anexo da Câmara Municipal de Vereadores do Crato - Rua Teófilo Siqueira, 631, Centro
sexta-feira, 16 de maio de 2025
SAAEC realiza serviço de interligação de entre adutoras do bairro Muriti nesta sexta-feira (16)
Ambiental Crato leva corredor do saneamento para o Desafio Entre Serras*
Museus do Crato passam por restauração

Quase um século e meio em restauração. O trabalho é minucioso, como se pode imaginar. Deve ser concluído até o fim deste ano. A Secretaria de Infraestrutura do Crato começou a obra do prédio que abrigava o Museu Histórico J. de Figueiredo Filho e o Museu de Artes Vicente Leite, no centro da cidade.
A Prefeitura está investindo R$ 1,3 milhão. Esse investimento para preservar a memória e fortalecer a identidade dos cratenses é feito com recursos próprios do Município. A restauração vai remeter à originalidade arquitetônica em cada detalhe, a exemplo do retelhamento com telha cerâmica tipo colonial e parte do piso em tablado de madeira.
Construção de escada metálica e de uma plataforma elevatória para pessoas com necessidades especiais, troca do piso da calçada por intertravado, pintura interna e externa com tinta mineral, além de restauro das esquadrias também estão entre os serviços previstos.
Segundo o Secretário de Infraestrutura, a fase atual é a demolição e a retirada do antigo telhado. "Ressaltamos que é tudo muito criterioso, mas a empresa à frente da obra é especializada em restauração de bens patrimoniais", pontua Lucas Maximino.
O presente se transforma para a edificação, guardiã da história e da cultura do Crato, reabrir as portas do passado, trilhando caminho para gerações do futuro.