sexta-feira, 23 de maio de 2025

Câmara do Crato aprova moções, projeto e delibera mais de 20 requerimentos

Nas sessões ordinárias realizadas nesta segunda (19) e terça-feira (20), a Câmara Municipal do Crato aprovou duas moções e um projeto de decreto legislativo, além de deliberar 22 requerimentos de providências e informações. 

A maioria dos pedidos foi direcionada às secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra), de Serviços Públicos, entre outras pastas, com foco em serviços como capinação, poda de árvores e recuperação de vias públicas.

Entre os destaques estão os requerimentos do vereador Tancredo, que solicitou a perfuração de poços profundos em diversas localidades; do vereador Fernando Brasil, que propôs a construção de um busto em homenagem ao Velho do Caldo; e da vereadora Ariza Silva, que pediu a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no distrito de Ponta da Serra.

Os trabalhos desta semana foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Matheus Leite (PDT). A próxima sessão ordinária está agendada para a segunda-feira (26), às 9h, no Plenário Paulo Bezerra.

Hospital Universitário do Ceará já tem mais de 5 mil atendimentos realizados

O Hospital Universitário do Ceará (HUC), considerado um dos maiores hospitais públicos do país, ultrapassou a marca de cinco mil atendimentos desde sua inauguração, em março deste ano, em Fortaleza.

O balanço foi divulgado pelo governador Elmano de Freitas, nesta quarta-feira (21), durante o seu bate-papo semanal com os cearenses pelas redes sociais.

Inaugurado em 19 de março de 2025, o HUC está localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, em Fortaleza. A unidade, que também atua como centro de ensino, pesquisa e extensão em saúde pública, tem foco na formação acadêmica de novos profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital oferece serviços especializados em cinco áreas: Cirurgia Vascular, Oncologia (Clínica e Cirúrgica), Hematologia, Urologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

O governador Elmano de Freitas destacou o trabalho realizado no Hospital e sua importância para a população cearense.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Deputado André Figueiredo é escolhido para integrar nova entidade jurídica do Cariri


O deputado federal André Figueiredo (PDT) foi oficialmente convidado para integrar a Academia Caririense de Direito, instituição em fase de consolidação que reúne expoentes do pensamento jurídico no Sul cearense. O convite foi feito pelo advogado Jonas Gomes de Matos, que assumirá a presidência da academia.

Segundo Jonas, o convite foi motivado pela trajetória de Figueiredo na Câmara dos Deputados. “André Figueiredo está há mais de 20 anos contribuindo com o aperfeiçoamento das leis federais do nosso país e é um expoente no debate jurídico, o que engrandece o corpo de juristas que integrarão a nossa academia”, afirmou o futuro presidente.

Além da cadeira de André Figueiredo, a academia contará com outras 39, destinadas a juristas, advogados, professores e estudiosos da área, inspirando-se em modelos consagrados como a Academia Brasileira de Letras Jurídicas. A missão, diz Jonas, é fomentar o pensamento jurídico na região, promover eventos acadêmicos e incentivar a produção intelectual local.

Ainda de acordo com Jonas, a escolha de um nome nacionalmente reconhecido como André Figueiredo “reforça o compromisso da Academia Caririense de Direito com a excelência”, além de ampliar o prestígio da entidade e estabelecer um elo importante entre a atuação parlamentar e o universo acadêmico-jurídico.

A consolidação da academia conta com o respaldo e o incentivo direto de Roberto Victor, atual presidente da Academia Cearense de Direito, que tem acompanhado cada etapa do processo de criação da entidade.

A cerimônia de posse dos membros deverá ser realizada nos próximos meses, marcando oficialmente a instalação da Academia. A expectativa é de que a entidade se torne um polo de referência para discussões jurídicas, com atuação articulada junto a universidades, tribunais e entidades da sociedade civil.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Ministro do STJ será Presidente de Honra da Academia Caririense de Direito

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, aceitou o convite para assumir o cargo vitalício de Presidente de Honra da recém-criada Academia Caririense de Direito. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (19), durante encontro formal com Jonas Gomes de Matos, futuro presidente da entidade.

O convite foi formalizado também em nome da Academia Cearense de Direito, representada por seu presidente, Roberto Victor. Durante o encontro, o ministro se disse honrado ao aceitar a missão e destacou a importância da criação da academia para a valorização do saber jurídico na região.

“O Cariri abriga mais de seis faculdades de Direito, consolidando-se como um verdadeiro berço de juristas. É na Ciência Jurídica que se colhem os costumes do povo e se aperfeiçoam as leis”, afirmou o ministro do STJ.

Teodoro Silva Santos já ocupou funções de destaque, como procurador-geral de Justiça e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), além de deter o título de cidadão honorário da cidade do Crato.

Ao final da reunião, Teodoro fez um pedido especial ao advogado Jonas Gomes de Matos, evocando a memória de um importante personagem da história jurídica da região:

“Você, como descendente do saudoso Raimundo Gomes de Matos, advogado de Padre Cícero Romão Batista nos tempos em que o Padre sofreu tantas injustiças, deve honrar este cargo como Dr. Raimundo honrou as causas que defendeu em nome de Padre Cícero.”

Academia Caririense de Direito

De acordo com Jonas Gomes de Matos, a criação da Academia Caririense de Direito marca um importante passo na consolidação do ensino e da pesquisa jurídica no interior do Ceará. O objetivo, diz ele, é aprofundar os estudos da Ciência Jurídica, fomentar o debate acadêmico e contribuir para a formação de novos juristas, além de preservar os valores legais e culturais da região.

Prefeitura do Crato realiza Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado, 24, das 8h às 12h, o Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca. A ação acontecerá no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Municipal, localizado no Centro de Especialidades do Crato.

Na ocasião, serão realizadas avaliações bucais, e se identificado a presença de lesões, serão realizados procedimentos de coleta, biópsia e encaminhamento para tratamento gratuito.

Considerado um dos dez tipos de tumor mais comuns no país, o câncer de boca acomete mais os homens acima de 40 anos, fumantes, pessoas que bebem, usam prótese, e com ferida na boca que não cicatriza. A doença afeta a língua, lábios, céu da boca, gengivas e bochechas.

Plano Municipal de Prevenção à Violência do Crato é apresentado e debatido em audiência pública

Com iniciativa voltada a construção coletiva de políticas públicas para a promoção da cultura de paz, proteção social e fortalecimento das redes de prevenção no município, foi realizada na noite da segunda-feira, 19, no Anexo da Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para apresentar e discutir o Plano Municipal de Prevenção à Violência 2030.

Idealizada pela Prefeitura do Crato, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, a audiência compõe parte do processo que contou com a escuta da sociedade civil, de entidades representativas, gestores públicos e cidadãos, promovido pelo programa Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência - PreVio.

Na ocasião, o vice-prefeito, Dr. Leitão Moura, representando o prefeito André Barreto, ressaltou a importância do trabalho em conjunto, da integração dos segmentos para se construir o plano. "Precisamos fortalecer a busca pela melhor qualidade de vida do cratense", disse.

Após a apresentação do plano, que trouxe eixos pensados e construídos a partir de dados estatísticos e consultas intersetoriais envolvendo áreas como segurança, juventude, cultura, esporte, educação, saúde e assistência social, os participantes sugeriram quais outros segmentos precisam ser inseridos no plano do nosso município.

Também estiveram presentes, o diretor do Instituto Cidade Segura, Alberto Kapittke; a Assistente de Gestão da equipe de Governança do Previo, Pedrita Ferreira; o líder de Projetos da Macroplan, Fernando Saraiva; o defensor público Anderson Santana; e representantes das secretarias de Direitos Humanos, Segurança Pública, Assistência Social e Cidadania, Saúde, Esporte e Juventude, Educação, Casa da Mulher Cratense, Conselho Tutelar, Conselho Municipal LGBT, Grunec, Frente de Mulheres do Cariri, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, Escritório Frei Tito e Casa da Mulher Cearense.

As contribuições para o plano também podem ser feitas de forma online, no link abaixo, até a próxima sexta-feira, 23 de maio.

Texto: Liz Bitu

 

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Em comemoração das mães cozinheiras do Ceará Sem Fome no Cariri, deputado Pedro Lobo destacou a grandeza do programa para o combate à insegurança alimentar

Em comemoração das mães cozinheiras do Ceará Sem Fome no Cariri, deputado Pedro Lobo destacou a grandeza do programa para o combate à insegurança alimentar 

Foto: Pedro Lobo destaca a importância das cozinheiras na efetivação do programa Ceará Sem Fome 


Aconteceu sábado (17), em Juazeiro do Norte, a comemoração  pela passagem do Dia das Mães, das cozinheiras do Ceará Sem Fome da região do Cariri. 

A celebração, em parceria com o Instituto Flor do Piqui, contou com a presença do deputado estadual Pedro Lobo (PT-CE), articulador do programa para instalação de cozinhas nos municípios, junto ao Governo do Estado 

O parlamentar ressaltou que a comemoração foi um momento especial para reconhecer a força e a importância das mães que fazem parte dessa rede de solidariedade e transformação.

"Essas mulheres, além de mães, são protagonistas no combate à fome em suas comunidades. Com dedicação, preparam diariamente refeições que alimentam e acolhem, fortalecendo laços e garantindo dignidade a muitas famílias", disse Pedro Lobo. 

Ele ainda informou que 624 cearenses saíram da linha de pobreza e o Ceará Sem Fome é protagonista desta nova realidade, porque não só oferece alimentação de qualidade, mas dignidade, esperança e oportunidade, através dos cursos de capacitação e créditos. 

A celebração foi marcada por afeto, respeito e reconhecimento àquelas que sustentam, com amor e resistência, os pilares das nossas comunidades. 

Fotos:/créditos: Cleiton Saimon e Dudu Correia 

Seminário encerra Campanha Faça Bonito, no Crato, com debate sobre proteção da Criança e do Adolescente

Um momento de reflexão da Campanha Faça Bonito, iniciada no último dia 12, foi realizado com o Seminário sobre "A intervenção intersetorial para a proteção da criança e do adolescente vítima de violência sexual". O evento, em sua segunda edição, foi aberto na manhã da sexta-feira, 16, na sede da OAB - Subseção do Crato, com público voltado ao debate da realidade associada à temática na cidade do Crato.

A abertura contou com a presença de autoridades ligadas à instituições que atuam na garantia de direitos relacionados às crianças e adolescentes. O secretário de Assistência Social e Cidadania do Crato, Rondinele Brasil, ressaltou a importância de reunir os profissionais, para o debate de um tema tão sensível e necessário. Atualmente, o Crato assiste 114 crianças vítimas de maus tratos, abusos e violência sexual. "Poderíamos não estar nesse momento aqui reunidos, mas há uma necessidade e é muito importante buscarmos alternativas para minimizarmos, o quanto possível,esse problema seríssimo em nossa sociedade", disse.

O evento contou com a presença de magistrados, advogados, parlamentares, conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, servidores de diversas secretarias, estudantes e representantes da sociedade civil organizada. "Juntos, discutimos formas de fortalecer a proteção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, reafirmando nosso compromisso com a justiça e a defesa dos direitos humanos", enfatizou Rondinele.

Debates

O painel de abertura foi realizado pelo juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do Crato, José Flávio Morais, com mesa mediada pela Secretária Executiva de Assistência Social e Cidadania, Ticiana Cândido, sobre o histórico das legislações no âmbito dos diretos da criança e do adolescente: avanços e desafios. Um momento, segundo ele, de fazer um apanhado geral da legislação e mostrar o que realmente avançou e os desafios que estão sendo enfrentados, além do que é possível fazer agora com a proteção integral no Brasil.

À tarde, houve a participação do deputado estadual e advogado Renato Roseno, que abordou o tema "Fortalecendo os direitos das crianças e dos adolescentes: desafios e oportunidades no âmbito do legislativo". Antes, foi apresentada a temática sobre o combate à violência sexual, prevenção e denúncia de suspeitas - uma análise acerca das ações da Rede de Proteção Municipal (Judiciário, MP, Conselho Tutelar, CREAS), com Técnicos do CREAS e do Conselho Tutelar). O evento é uma realização da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Crato, da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Crato, ESA-CE e APDMCE.

Texto: Elizangela Santos

Centro de Zoonoses leva vacinação antirrábica e teste de leishmaniose a zona rural do CRATO

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de 19 a 23 de maio, das 8h às 11h30, vacinação antirrábica e realização de teste de Leishmaniose na zona rural. Os vacinadores estarão vacinando cães e gatos a partir dos 3 meses de vida.

De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde, o acompanhamento atrelado à vacinação tem se mostrado eficaz para evitar a circulação da doença no município. Além da vacinação nas localidades, a vacina antirrábica também é disponibilizada durante todo o ano no Centro de Zoonoses.

Os tutores dos animais devem adotar os seguintes cuidados para a vacinação: utilizar focinheira em cães de maior porte ou bravos; os animais devem ser levados por responsáveis adultos; e a contenção dos animais é de responsabilidade dos tutores.

Confira a programação

Dias 19/05 (segunda) e 20/05 (terça)

Localidades: Vila Gregório e Sítio Altos

Dias 21/05 (quarta) e 22/05 (quinta)

Localidades: Catingueira e Vila Porfírio

Dia 23/05 (sexta-feira)

Localidade: Sítio Pai Mané

Texto: Liz Bitu

Audiência Pública discute o Plano Municipal de Prevenção à Violência nesta segunda-feira, 19

A Audiência Pública para apresentar e discutir o Plano Municipal de Prevenção à Violência acontece nesta segunda-feira, 19 de maio, às 18h, no anexo da Câmara Municipal de Vereadores do Crato. A iniciativa é voltada à construção coletiva de políticas públicas para a promoção da cultura de paz, proteção social e fortalecimento das redes de prevenção no município.

A audiência faz parte do processo de escuta da sociedade civil, entidades representativas, gestores públicos e cidadãos, promovido pelo programa PreVio (Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, e a Prefeitura do Crato.

Durante o encontro, serão apresentados os eixos estratégicos do plano, construído com base em diagnósticos sociais, dados estatísticos e consultas intersetoriais, que envolvem áreas como educação, segurança, assistência social, saúde, cultura e juventude. A proposta é consolidar ações integradas e preventivas, com foco na redução das desigualdades sociais e na promoção de territórios mais seguros e saudáveis.

Serviço

Audiência Pública - Plano Municipal de Prevenção à Violência

Data: Segunda-feira, 19 de maio

Horário: 18h

Local: Anexo da Câmara Municipal de Vereadores do Crato - Rua Teófilo Siqueira, 631, Centro

sexta-feira, 16 de maio de 2025

SAAEC realiza serviço de interligação de entre adutoras do bairro Muriti nesta sexta-feira (16)


A SAAEC realiza nesta sexta-feira, 16 de maio, serviço de interligação entre adutoras do bairro Muriti objetivando a melhoria do abastecimento na localidade. Para viabilizar a execução do serviço, o fornecimento de água será suspenso no período das 08h às 17h. 

A empresa recomenda o armazenamento de água e o uso para o consumo e atividades essenciais. Em algumas localidades a normalização pode demorar mais que o previsto, devido ao sistema funcionar por pressão, normalizando mais rápido nas regiões centrais e na sequência nas áreas mais elevadas.

Ambiental Crato leva corredor do saneamento para o Desafio Entre Serras*


_A ação mostrará a transformação trazida pelo esgotamento sanitário e entregará brindes durante o evento_

Nos dias 24 e 25 de maio, a Ambiental Crato levará o corredor do saneamento para a edição 2025 do Desafio Entre Serras. O espaço, que ficará localizado na entrada principal do evento, na Avenida Thomaz Osterne Alencar - próximo ao Posto Palmeiral - , terá como objetivo demonstrar o impacto que o esgotamento sanitário traz para a vida da população cratense. 

O corredor do saneamento mostrará, em um primeiro estágio, ruas sem o serviço de coleta de esgoto, destacando o acúmulo de efluentes nas calçadas e a maior propensão ao surgimento de mosquitos, por exemplo. O trecho seguinte mostra obras de implantação de rede e, ao final, será visível a transformação trazida pelo esgotamento sanitário após toda a comunidade ter se conectado à rede, passando a desfrutar de uma área com mais qualidade de vida e saúde. 

Quem passar pelo evento também poderá ganhar brinde, mas, para isso precisará responder uma pesquisa sobre esgotamento sanitário. A participação na atividade é gratuita.

*Sobre a Ambiental Crato*

A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.

A concessionária trata, mensalmente, mais de 80 milhões de litros de esgoto que saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas dos cidadãos cratenses. Após a chegada dos efluentes às estações operadas pela Ambiental Crato, eles passam pelo processo de tratamento e desinfecção e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos. Hoje, o Crato tem 25% tem cobertura de esgoto.


*SERVIÇO*
Ambiental Crato no Desafio Entre Serras 2025
24 e 25 de maio (sábado e domingo)
A partir das 7h 
Av. Thomaz Osterne Alencar, próximo ao Posto Palmeiral. Bairro São Miguel, Crato.

Museus do Crato passam por restauração

Quase um século e meio em restauração. O trabalho é minucioso, como se pode imaginar. Deve ser concluído até o fim deste ano. A Secretaria de Infraestrutura do Crato começou a obra do prédio que abrigava o Museu Histórico J. de Figueiredo Filho e o Museu de Artes Vicente Leite, no centro da cidade.

A Prefeitura está investindo R$ 1,3 milhão. Esse investimento para preservar a memória e fortalecer a identidade dos cratenses é feito com recursos próprios do Município. A restauração vai remeter à originalidade arquitetônica em cada detalhe, a exemplo do retelhamento com telha cerâmica tipo colonial e parte do piso em tablado de madeira.

Construção de escada metálica e de uma plataforma elevatória para pessoas com necessidades especiais, troca do piso da calçada por intertravado, pintura interna e externa com tinta mineral, além de restauro das esquadrias também estão entre os serviços previstos.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, a fase atual é a demolição e a retirada do antigo telhado. "Ressaltamos que é tudo muito criterioso, mas a empresa à frente da obra é especializada em restauração de bens patrimoniais", pontua Lucas Maximino.

O presente se transforma para a edificação, guardiã da história e da cultura do Crato, reabrir as portas do passado, trilhando caminho para gerações do futuro.


Edital para construção do Hospital Regional do Centro-Sul, em Iguatu, será lançado em 26 de maio*

O edital para definir a empresa que irá construir o Hospital Regional do Centro-Sul (HRCS), em Iguatu, será lançado em 26 de maio. O processo licitatório, na modalidade Concorrência Eletrônica Integrada, terá as propostas abertas no dia 22 de agosto.

O governador Elmano de Freitas detalha as etapas deste processo.

Com a empresa definida, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) vai acompanhar a elaboração dos projetos executivos e fiscalizar a execução da obra, orçada em 355,6 milhões de reais.

O Hospital Regional terá um perfil para atendimentos de média e alta complexidade, alcançando, principalmente, os 17 municípios que estão no Centro-Sul/Vale do Salgado.

A construção da unidade faz parte da política de regionalização da assistência da Saúde do Ceará, que tem o objetivo de garantir que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa, evitando longos deslocamentos.

O Hospital Regional do Centro Sul (HRCS) será construído em uma área de 54 mil m², ao lado do prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Avenida do Contorno de Iguatu, numa localização que visa facilitar também o acesso da população dos municípios vizinhos.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, explica como será a dinâmica do novo hospital e quais especialidades ele vai atender.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Câmara do Crato entrega Troféu Araceli Sanchez Cabrera a oito defensores dos direitos da infância

A Câmara Municipal do Crato realizou, nesta quarta-feira (15), uma sessão solene para a entrega do Troféu Araceli Sanchez Cabrera a oito pessoas que atuam na proteção de crianças e adolescentes. A homenagem reconhece ações de combate aos crimes e à exploração sexual infantojuvenil, além da promoção dos direitos humanos e da proteção integral da infância.

Foram homenageados: Luciane de Sousa Silva Lima, José Flávio Bezerra Morais, Ricardo de Sousa Aguiar, Hermano José de Sousa, Maria Nereide Maciel de Amorim, Ticiana Ferreira Cândido França, Francisco Leitão Moura e Verônica Neuma das Neves Carvalho.

A entrega da honraria ocorre durante a Semana Municipal de Combate aos Crimes e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e marca os 25 anos de mobilização nacional do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000.

O troféu foi instituído pela Resolução nº 685/2018 e leva o nome de Araceli Sanchez Cabrera, menina de oito anos vítima de sequestro, estupro e assassinato em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo. O caso permanece sem punição aos responsáveis e se tornou símbolo da luta contra a violência sexual infantojuvenil no Brasil.

Deputado Pedro Lobo defende expansão e fortalecimento das cozinhas comunitárias, durante seminário do Programa Ceará Sem Fome

Foto: deputado Pedro Lobo e a primeira-dama do Ceará, Lia Freitas 

O deputado estadual Pedro Lobo (PT) Participou, nesta quarta-feira (14), em Fortaleza, do Seminário das Cozinhas do programa Ceará Sem Fome, quando avaliou o momento como importante, para troca de experiências e fortalecimento da luta contra a fome no estado.

A primeira-dama do Ceará, Lia Freitas,  liderou o seminário dedicado à expansão e fortalecimento das cozinhas comunitárias. Como presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas tem desempenhado um papel central na articulação de políticas públicas voltadas ao combate à insegurança alimentar no estado. 

O seminário aconteceu em um momento importante, marcado pelo anúncio da ampliação da rede de cozinhas comunitárias

De acordo com informações do Governo do Estado, "atualmente, o programa conta com 1.300 unidades em funcionamento, distribuindo refeições diariamente a mais de 125 mil pessoas em todos os 184 municípios cearenses.  

A meta para 2025 é alcançar 1.500 cozinhas, atendendo cerca de 150 mil pessoas por dia".

O encontro contou ainda com as unidades gestoras que fazem a diferença no dia a dia das cozinhas solidárias! 

Pedro Lobo exerce liderança importante na articulação do programa Ceará Sem Fome junto ao Governo do Estado e na implantação das cozinhas na região do Cariri, em comunidades onde a maioria das população vive em vulnerabilidade social e em situação de insegurança alimentar. 

O parlamentar destacou que seu trabalho pelo combate a fome no estado é continuo e que também defende políticas de inclusão, como capacitação para o mercado de trabalho, acesso à água, à terra, incentivo para pridução e comercialização.